quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reunião Pedagógica: um encontro para reflexão sobre as práticas

No dia 04 de setembro de 2013, foi realizada a nossa 3º Reunião Pedagógica com toda a equipe pedagógica do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
Neste encontro, tivemos uma pauta construída pela Direção e Supervisão com os seguintes assuntos:
1. Acolhida;
2. Preenchimento do questionário do "Dia D" um documento de análise dos resultados do trabalho pedagógico da instituição;
3. O trabalho pedagógico no CEI com a temática: O Desenho da Criança;
4. Análise e organização dos Portfólios das crianças;
5. Avaliação.
Iniciamos com um delicioso lanche preparado cuidadosamente pela equipe da cozinha. Um momento agradável de conversas, risos e gostosuras, afinal todos nós gostamos de ser bem acolhidos, ter um lanche gostoso e bem organizado.
Logo após, iniciamos com a apresentação do questionário, levantamento das questões, discussões, reflexão e preenchimento dos dados. O grupo mostrou-se atento e participativo nas discussões. 
O próximo momento se deu com a proposta de trabalho das supervisoras com foco no eixo Linguagem Plástica: O Desenho da Criança.
A escolha do tema oportunizou ao grupo refletir sobre a importância do trabalho do desenho na Educação Infantil e na ampliação dos saberes e das práticas.
As discussões se deram a partir do Vídeo O Desenho Infantil e o texto Para pensar o desenho da criança.
Depois deste momento, o grupo se reorganizou em grupos por turma para compartilhar as ações de construção dos Portfólios e combinar a organização da Reunião de Pais que acontecerá nos próximos dias para apresentação do trabalho realizado com as crianças nesta etapa.
Ao final, fizemos uma avaliação pontual da rotina diária de trabalho no CEI onde a direção iniciou elogiando o grupo em 03 aspectos:
1. A construção do Portfólio: quantos avanços  na escrita, na organização;
2. A organização das salas, dos painéis, a exposição das produções das crianças;
3. O cuidado e a responsabilidade com as crianças.
Os pontos que ainda precisam melhorar foram avaliados de forma individual em um documento preparado pela equipe gestora, contendo aspectos que comprometem a rotina de trabalho tendo como  objetivo refletir sobre nossa postura profissional e a contribuição de cada uma para uma rotina de trabalho de qualidade na instituição.
Encerramos a noite com uma oração em grupo agradecendo a oportunidade de refletirmos juntas sobre o nosso trabalho e os nossas desafios.
Algumas fotos da reunião:
E uma lembrancinha carinhosamente preparada pelas Supervisoras para agradecer a presença das professoras.
 Muito bom. A equipe brilhou mais uma vez!!!
 
 
 

Nenhum comentário: