A participação da comunidade no conselho escolar é essencial para a gestão compartilhada e a melhoria da qualidade do ensino
O objetivo do conselho escolar é assegurar a participação da comunidade
no processo educacional, auxiliando e apoiando a equipe gestora em
questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Ele atua de forma
consultiva, deliberativa, normativa ou avaliativa, segundo a orientação
do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC,
de 2004. Entre as principais atribuições estão coordenar o processo de
discussão, elaboração ou alteração do regimento da instituição, garantir
a participação da comunidade escolar na elaboração do PPP e acompanhar a
evolução dos indicadores educacionais da escola.
Possíveis ações dos gestores:
Possíveis ações dos gestores:
- Realize reuniões em horários adequados
A maior parte dos pais trabalha. Por isso, agende os encontros em horários que todos possam participar.
- Entregue o estatuto escolar aos conselheiros
O documento será útil para que o grupo entenda como funciona uma escola.
- Explique as atribuições do órgão
No primeiro encontro, explique como funciona o conselho e quais são suas funções.
- Capacite os conselheiros
Pais e funcionários costumam ficar inibidos para tratar de
assuntos pedagógicos com profissionais da Educação. Tanto o MEC como
algumas Secretarias de Educação promovem cursos de capacitação para
novos conselheiros.
- Promova encontros regulares
As reuniões devem ser mensais e agendadas no início do ano para que todos possam se programar.
- Estabeleça objetivos
Para evitar improvisos, defina com o grupo as metas que devem ser alcançadas a cada semestre.
- Dê espaço para todos
Estimule os representantes de cada segmento a manter um diálogo com seus
representados e, nas reuniões, ouça o que todos têm a dizer.
- Organize encontros com outros conselhos
A troca de experiências ajuda na busca de soluções para os problemas comuns.
Materiais que vão ajudar a melhorar o seu conselho
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares conta com
sete cadernos para a capacitação das redes e dos conselheiros. Um
deles, chamado Conselhos Escolares: Uma Estratégia de Gestão Democrática
da Educação Pública, é destinado aos dirigentes e técnicos das
secretarias municipais e estaduais de Educação. Ele fala da importância
dos conselhos e traz uma análise de diversas legislações municipais e
estaduais sobre o assunto. Já o caderno Indicadores da Qualidade na
Educação orienta os conselheiros a construir mecanismos de avaliação na
escola para traçar o projeto pedagógico. Para a formação dos
conselheiros, foram elaborados cinco cadernos sobre os seguintes temas:
democratização da escola e construção da cidadania; atuação dos
conselhos na melhoria da aprendizagem; respeito e valorização do saber e
da cultura do estudante e da comunidade; aproveitamento significativo
do tempo pedagógico; e gestão democrática da educação e escolha do
diretor. Esses cinco cadernos foram enviados em dezembro de 2004 a cerca
de 44 mil escolas de Educação Básica com mais de 250 alunos,
beneficiando 32 milhões de estudantes.
No último dia 30/08 foi criado o Conselho escolar do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
Todo o processo para eleição dos membros do conselho foi divulgado no painel do CEI e enviado para casa na agenda das crianças convidando os pais a participarem. Para os funcionários também foi feito o convite.
Material informativo e de divulgação para as inscrições:
Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/como-formar-conselho-escolar-atuante-574335.shtml
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