quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Criação do Conselho escolar: CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti

 
A participação da comunidade no conselho escolar é essencial para a gestão compartilhada e a melhoria da qualidade do ensino

O objetivo do conselho escolar é assegurar a participação da comunidade no processo educacional, auxiliando e apoiando a equipe gestora em questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Ele atua de forma consultiva, deliberativa, normativa ou avaliativa, segundo a orientação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC, de 2004. Entre as principais atribuições estão coordenar o processo de discussão, elaboração ou alteração do regimento da instituição, garantir a participação da comunidade escolar na elaboração do PPP e acompanhar a evolução dos indicadores educacionais da escola.


Possíveis ações dos gestores:
- Realize reuniões em horários adequados
A maior parte dos pais trabalha. Por isso, agende os encontros em horários que todos possam participar.
- Entregue o estatuto escolar aos conselheiros 
O documento será útil para que o grupo entenda como funciona uma escola.
- Explique as atribuições do órgão
No primeiro encontro, explique como funciona o conselho e quais são suas funções.
- Capacite os conselheiros
Pais e funcionários costumam ficar inibidos para tratar de assuntos pedagógicos com profissionais da Educação. Tanto o MEC como algumas Secretarias de Educação promovem cursos de capacitação para novos conselheiros.
- Promova encontros regulares
As reuniões devem ser mensais e agendadas no início do ano para que todos possam se programar.
- Estabeleça objetivos
Para evitar improvisos, defina com o grupo as metas que devem ser alcançadas a cada semestre.
- Dê espaço para todos
Estimule os representantes de cada segmento a manter um diálogo com seus representados e, nas reuniões, ouça o que todos têm a dizer.
- Organize encontros com outros conselhos
A troca de experiências ajuda na busca de soluções para os problemas comuns.

Materiais que vão ajudar a melhorar o seu conselho
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares conta com sete cadernos para a capacitação das redes e dos conselheiros. Um deles, chamado Conselhos Escolares: Uma Estratégia de Gestão Democrática da Educação Pública, é destinado aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais e estaduais de Educação. Ele fala da importância dos conselhos e traz uma análise de diversas legislações municipais e estaduais sobre o assunto. Já o caderno Indicadores da Qualidade na Educação orienta os conselheiros a construir mecanismos de avaliação na escola para traçar o projeto pedagógico. Para a formação dos conselheiros, foram elaborados cinco cadernos sobre os seguintes temas: democratização da escola e construção da cidadania; atuação dos conselhos na melhoria da aprendizagem; respeito e valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade; aproveitamento significativo do tempo pedagógico; e gestão democrática da educação e escolha do diretor. Esses cinco cadernos foram enviados em dezembro de 2004 a cerca de 44 mil escolas de Educação Básica com mais de 250 alunos, beneficiando 32 milhões de estudantes.
No último dia 30/08 foi criado o Conselho escolar do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
Todo  o processo para eleição dos membros do conselho foi divulgado no painel do CEI e enviado para casa na agenda das crianças convidando os pais a participarem. Para os funcionários também foi feito o convite.
Material informativo e de divulgação para as inscrições:


A assembleia foi realizada e por aclamação os membros foram eleitos.
Fonte:  http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/como-formar-conselho-escolar-atuante-574335.shtml

Nenhum comentário: