sábado, 23 de maio de 2015

Dia D: um momento de avaliarmos nossas práticas.

No último dia 16 de maio cumprimos mais um dia escolar no CEI Maria de Lourdes Scoralick serretti previsto em nosso calendário da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima. Dois momentos: 2ª Reunião Pedagógica - Dia "D"com professores, supervisoras e direção e o 2º Momento com a equipe de apoio, serventes escolares, coordenação, nutricionista e direção.
A pauta da Reunião Pedagógica propunha em uma primeira etapa de trabalho, uma avaliação do trabalho da instituição a partir dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, documento elaborado pelo MEC.
 
O trabalho se deu a partir da leitura, discussão da dimensão 02 que trata das Multiplicidade de experiências e Linguagens, finalizando com um plano de ação.
 
 No segundo momento, o foco das discussões foram em relação ao trabalho realizado no CEI.
Com a equipe de apoio, também não foi diferente. O momento foi de reflexão sobre a importância do papel das serventes na rotina de atendimento e os reflexos na qualidade do ensino. Um bom texto foi lido e discutido com todas elas.

Pessoal de Apoio na Escola: 

Invisíveis que Alicerçam o Processo de Ensino-Aprendizagem

Quanto mais se debate sobre a educação, mais se gera temas para debates futuros. Muitos são os temas e vertentes que podemos discutir e tentar chegar a um entendimento global capaz de trazer consigo os diagnósticos necessários aos problemas em ação, bem como as respectivas soluções.
Vários temas foram – e ainda são – amplamente discutidos nesse cenário de incertezas, fracassos, mas também de muitas vitórias. Dentre eles estão os jogos didáticos, teorias e práticas da avaliação da aprendizagem, as didáticas específicas de cada disciplina, políticas educacionais e outras. Porém, pouco se fala sobre os detalhes funcionais das escolas, suas formas de gerenciamento, seus atores implícitos ao processo, as infraestruturas e o transporte escolar. Neste trabalho abordarei apenas um desses tópicos, talvez com pinceladas em alguns outros, baseado na observação que a experiência da coordenação pedagógica me levou a concluir.
Escolhi os atores implícitos da educação e o seu papel fundamental no suporte ao processo de ensino e na promoção de um ambiente receptivo e com condições de uso, isto é, um espaço verdadeiramente preparado para receber os atores explícitos do processo ensino – aprendizagem: professores, alunos, coordenação pedagógica, equipe diretiva e administrativa.
O termo “atores implícitos” é utilizado para designar o Pessoal de Apoio tais como: merendeiras, serventes, vigilantes, etc. Essas pessoas, esquecidas pelos divulgadores dos resultados escolares, essas que não recebem nenhum mérito pelas vitórias da educação, são de grande importância para que a magia do ensinar e do aprender aconteça.
Algumas divisões de opiniões serão formadas pelos leitores deste trabalho, de um lado estarão os sensíveis e observadores: pessoas atentas aos pequenos, mas importantes detalhes ao seu redor, pessoas que tratam o seu semelhante como igual independente de sua condição e status social, estes enxergarão o papel decisivo do pessoal de apoio nas escolas, os verão como promotores do bem-estar e das condições necessárias para a ocorrência do processo de ensino-aprendizagem; do outro estarão os egoístas-prepotentes, pessoas que se acham, por estarem ou possuírem cargos “mais elevados”, no direito de se colocarem em evidência e neutralizarem a valia que outros profissionais, talvez em cargos “mais baixos” representam. Em ambos os casos o debate sobre o tema é muito necessário e oportuno.
É importante ressaltar que a educação não se define pela transmissão (professor) e recepção de conteúdos (aluno), mas sim por diversos fatores que influenciam direta ou indiretamente a sua efetivação. Para que possamos desenvolver uma boa aula é preciso contar com condições de trabalho que não são somente os materiais pedagógicos. Os alunos, para que se concretize uma aprendizagem significativa, não necessitam apenas de infraestrutura e professores capacitados. A equipe diretiva e administrativa não necessita apenas de professores e alunos para conduzir as atividades escolares corriqueiras. Existem fatores implícitos que ocorrem diariamente no âmbito escolar que tornam-nas atribuições escolares possíveis de se efetivarem. É exatamente sobre eles que passarei a discorrer.
Todos os dias (letivos), ao adentrarem no espaço escolar, os atores explícitos da educação deparam-se com um ambiente higienizado, organizado e pronto para sediar as atividades pedagógicas. As salas exibem carteiras devidamente distribuídas, o pátio apresenta-se limpo e espaçoso, os laboratórios com equipamentos organizados e estrutura higienizada, diretoria e secretaria mostram-se com ares de zelo, os banheiros estão prontos para o uso, e, ao longe, sente-se o cheiro da merenda que já começa a ser preparada, pois logo mais será servida para manter o corpo sustentado e alerta às atividades posteriores.
Não há possibilidade de se realizar aulas num ambiente sujo e maltratado. Se todas as vezes que os professores chegassem à sala de aula tivessem que zelar o espaço para, só após, iniciarem as aulas, não existiria tempo apropriado para as atividades pedagógicas. Da mesma forma, os alunos ficariam dispersos e desfocados do objetivo de aprender. Tudo isso acrescido do fator fome, causador de sequelas que conduzem a falta de atenção no que se é ensinado e, posteriormente, ao fracasso da aprendizagem.
Fica claro, que se aluno fracassa, a escola inteira fracassa, também. Não existe escola sem clientela (alunos), pois a ela é oferecido o produto final dessa empresa de formação: a aprendizagem.
Certo de que o processo de ensino-aprendizagem só se concretiza com a colaboração de todos os componentes da escola, sejam eles explícitos ou implícitos, trago essa reflexão a fim de abordar a importância do Pessoal de Apoio das escolas como alicerce que sustenta todo o processo de ensino com ações primordiais de suporte e preparo de todo o ambiente onde, posteriormente, acontecerá a magia do aprender. Não só na higienização e organização do espaço escolar, mas também na preservação deste patrimônio e na promoção da segurança e do controle de entrada e saída no ambiente escolar.
Todos somos importantes e necessários à educação, juntos a formamos, a organizamos e mantemo-la ativa. Ninguém é mais ou menos importante no cenário educacional, todos desempenham papeis fundamentais na sua promoção. Sem essa união, reconhecimento e valorização dos profissionais implícitos da educação, seremos levados inevitavelmente, ao fracasso.
“A educação é um corpo gigante composto de pequenas partículas indispensáveis para si”. (Robison Sá)
Refletimos sobre a importância do trabalho de cada uma dentro do CEI, avaliamos cada momento de nossa rotina com as crianças e professoras, planejamos e reformulamos práticas.  
A nutricionista responsável pelo CEI, Michele realizou a avaliação  explicando cada item reafirmando a importância de boas práticas para um trabalho de qualidade.

3 comentários:

Alessandra Kelly disse...

manda pra mim os matérias desta reunião. AMEI, Mande tudo por favor...

Alessandra Kelly disse...

mande por favor fico no aguardo
email: alessandrakelly.leaoalves@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oi Alessandra, que bom que você gostou. Vou enviar esta semana, pode aguardar.
Abraços, Heloisa.