No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti tem Programa Saúde na Escola funcionando.
Nossa parceria iniciou em 2014 com a formação dos professores com a Fonoaudióloga Adriana. Dentro da carga horária de trabalho, os professores tiveram momentos para aprenderem a cuidar de sua voz. Outra ação foi o incentivo à campanha de vacinação das crianças através de bilhetes enviados na agenda.
Este ano iniciamos com um diagnóstico das crianças na saúde bucal, levantamento do cartão do SUS e reuniões temáticas mensais com assuntos pertinentes aos cuidados necessários para o desenvolvimento das crianças.
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola
(PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da
saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população
brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a
questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de
Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas
Escolas.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação
Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar
e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação
Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos
Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde
da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de
criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e
da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e
ginásios esportivos, etc).
No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das
estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto
político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas
ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local
em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da
educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o
estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de
uma Educação Integral.
Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental
importância compreender a Educação Integral como um conceito que
compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade
escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da
Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde
dos indivíduos e coletivos humanos.
Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais,
o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde
já que:
(1) trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
(2) permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos
sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de
crianças e adolescentes; e
(3) promove a articulação de saberes, a participação de
estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e
controle social da política pública.
Nos quadros a seguir, estão expostos os tópicos principais do Projeto Municipal, elaborado no processo de adesão ao PSE pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e, na seqüência, a proposta da Agenda de Educação e Saúde, como estratégia de implementação nos territórios da escola.
Alguns registros da 1ª Reunião temática no CEI:
Saúde e Educação cuidando melhor das crianças no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti!
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