quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ainda sobre Estimulação precoce...

A estimulação precoce


Por estimulação precoce entende-se uma série de atividades efetuadas, direta ou indiretamente, com a criança desde a idade mais precoce possível. Com o objetivo de proporcionar-lhe a maior quantidade de oportunidade de interação afetiva e adequada com o meio ambiente, estimula seu desenvolvimento em geral ou em áreas específicas, tais como o desenvolvimento sensório motor, da linguagem etc.
O caráter de precoce implica um propósito eminentemente preventivo, em contraposição à estimulação não precoce de caráter mais remedial ou reabilitação em crianças que já apresentam problemas de desenvolvimento.
A família tem um papel fundamental na formação da criança. Os pais devem estar disponíveis e com tempo para transformar os momentos de estimulação em ocasiões ricas e agradáveis para todos. Não esquecendo que durante a convivência diária, além de estimular a criança, pode-se também observá-la e entender seus limites e dificuldades.
No atendimento precoce algumas premissas são consideradas fundamentais: Respeito à criança atentando para as suas necessidades físicas, psicomotoras, terapêuticas especiais e, sobretudo, ao desejo da criança; Respeito à família; Respeito aos profissionais envolvidos no atendimento; Respeito à instituição.
Durante a estimulação precoce, trabalhar sempre nas quatro áreas: estimulação motora, cognitiva, sensorial e da comunicação. Trata-se de realizar um intenso treinamento para criação e manutenção dos hábitos elementares de vida. A ênfase é oferecer à criança um programa contínuo de estimulação, fornecendo-lhe permanente descoberta de si e seu ambiente, tornando-a agente ativo do processo educacional.
Chegar o mais cedo possível aos profissionais que tratam do problema vai fazer toda diferença no desenvolvimento da criança já nos primeiros meses de vida. Nesta fase, com exceção dos traços físicos, a defasagem não é muito evidente. Por isso é vital que essa criança comece a ser estimulada imediatamente. Tratada precocemente, a Síndrome não traz graves comprometimentos ao desenvolvimento motor.
É importante salientar que, existe uma grande variação no desenvolvimento, destas crianças. O ritmo e a velocidade delas devem ser respeitados, o que nos leva sempre a pensar mais na fase do seu desenvolvimento do que na idade cronológica. O desenvolvimento de uma criança se dá através de descobertas de si mesma e do mundo que a rodeia. O interesse que ela manifesta pelo movimento dos objetos, faz destes brinquedos um bom suporte para estimulá-la a passar de uma posição para outra.
Os jogos e as brincadeiras, além de serem úteis para a aquisição da motricidade, têm grande importância para que a criança se desenvolva do ponto de vista mental e afetivo. A criança portadora de algum atraso em seu desenvolvimento necessita enfrentar obstáculos para minimizar a sua deficiência, torna-se necessário que a mesma percorra trajetórias semelhantes às percorridas por outras crianças, pois ela também deve experimentar o mundo, construir-se como pessoa e estabelecer relações satisfatórias com os outros.
Através de atividades com jogos e brincadeiras, a criança se envolve com o desejo de descobrir o mundo que a rodeia e de se auto-descobrir; essa motivação desperta a vontade de se movimentar, tornando esses movimentos mais espontâneos, mais prazerosos e as conquistas mais evidentes.

Fonte:  https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estimulacao-precoce/18927

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