A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas, toma
decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa o que sabe
fazer e mostra em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz e
compreende o mundo. Entre as coisas que a criança gosta está o brincar, que é
um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora,
iniciada e conduzida pela criança, dá prazer, não exige, como condição, um produto
final, relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades, e
introduz no mundo imaginário. Para nosso estudo considera-se todo o período da
educação infantil como importante para a introdução das brincadeiras. Pela
diversidade de formas de conceber o brincar alguns tendem a focalizar o brincar
como característico de processos imitativos da criança, dando maior destaque
apenas ao período posterior aos dois anos de idade. O período anterior é visto
como preparatório para o aparecimento do lúdico. No entanto, temos clareza de
que a opção pelo brincar desde o início da educação infantil é o que garante a
cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade.
O brincar é a atividade principal do dia a dia. É
importante porque dá o poder à criança para tomar decisões, expressar sentimentos e
valores, conhecer a si, os outros e o mundo, repetir ações prazerosas,
partilhar brincadeiras com o outro, expressar sua individualidade e identidade,
explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para
compreendê-lo, usar o corpo, os sentidos, os movimentos, as várias linguagens para
experimentar situações que lhe chamam a atenção, solucionar problemas e criar.
Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos
significados.
Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da
infância que coloca a brincadeira como a ferramenta para a criança se
expressar, aprender e se desenvolver.
Criança adora mesmo brincadeira.
E com as crianças do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti não é diferente. Por aqui as crianças brincam, brincam e aprendem muitas coisas afinal esta é a principal linguagem da criança: BRINCAR.
Pensando na importância desse brincar, uma de nossas professoras planejou um momento de brincadeira para atrair os pequenos e eis que surgiu a grande bola.
Primeiro foi com as crianças do Berçário I - Turma da abelhinha.
Quanto movimento!
Eles queriam pegá-la, segurar.
Alguns até tentaram...
Depois a novidade conquistou crianças de outras turmas e foi uma festa. Todos queriam brincar.
Foi uma festa!
2 comentários:
Heloisa, parabéns pelo blog. Precisamos de mais gente envolvida com a educação infantil, adolescente, jovem e adulto, por que, não?
Você está aí. Que bom! É mais uma pessoa falando de educação, vale muito.
A grande bola é fascinante e ver as fotos foi uma festa. As crianças são inexplicáveis! Lindas!
Um grande abraço.
Mariléa
Olá Mariléa,
que bom o olhar de uma educadora experiênte.
Estou muito feliz com meu trabalho e com todos os meus pequenos. A cada dia, muitos progressos.
Em breve, novos posts. Fique de olho e repasse.
Bjim. Heloisa.
Postar um comentário