sábado, 11 de agosto de 2012

Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética

Compartilho com vocês trechos do livro da Daniela Guimarães,
fruto da tese de Doutorado a partir do contexto de uma creche pública do Rio de Janeiro, orientada pela professora Sonia Kramer e defendida em 2008, na PUC-Rio.
O propósito deste estudo é buscar: o que pode um bebê? Quais as suas possibilidades sensoriais, afetivas, motoras e de produção de sentido na relação com os adultos e outras crianças, no contexto da creche?

A autora nos traz algumas questões importantes sobre o cuidar:

"O que é cuidar de bebês e crianças do nascimento até os 03 anos, tendo em vista uma jornada integral? Como "escutar" e dar visibilidade à participação das crianças no cotidiano, especialmente as que ainda não andam?"
"Qual o perfil o professor para o trabalho com os bebês?"
"O que significa cuidar, para além de "tomar conta" das crianças ou protegê-las de modo mecânico e para atender à demanda de um outro(a família, ou a direção da creche, por exemplo). Atividades voltadas para cuidados básicos ocupam grande parte do tempo das crianças e dos educadores nas creches: como são realizados? Qual o trabalho das crianças entre si mesmas que essas situações suscitam? Qual a qualidade dos contatos que nelas acontecem?
Vale a pena a leitura.


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