Muito calor, sol e uma mangueira de água faz a festa dos
pequenos.
Mas qual a importância das crianças vivenciarem esse tipo de
experiência? o que elas podem aprender em situações como estas?
De acordo com a nossa Proposta Curricular, e desenvolvimento e
aprendizagem pela criança se dá ao nascer, inserindo-se na complexidade desse
mundo natural e tendo pela frente a tarefa de desvendar o seu próprio ambiente.
Realiza assim, uma verdadeira viagem, única para cada pessoa e com tempo e
espaços diferentes para cada e gradativamente, irá tornando-se mais humano,
construindo sua subjetividade e produzindo significados. Interagir, observar,
manipular, experimentar, questionar e alterar são ações praticadas, o tempo
todo, pelas crianças, desde muito cedo, na relação que estabelecem com a
natureza. Dependendo das vivências que lhe são oportunizadas, relacionam-se de
forma cada vez mais harmoniosa com a natureza, conhecendo-a e respeitando-a.
A criança precisa ser instigada em sua curiosidade e
orientada a conhecer e atuar melhor no mundo em que habita, vivenciando,
experimentando e buscando respostas para seus questionamentos em relação aos
mistérios e fenômenos naturais. Assim, desde pequenos, precisamos incentivá-los
a descobrir e desbravar o mundo à sua volta; a se proteger cuidando de si, do
outro e do planeta; a conhecer e transitar em espaços e regiões diversas; a
compreender a nossa e as demais espécies, animais e vegetais, bem como os
fenômenos físicos e químicos.
(...)
O conhecimento sobre a natureza se dá por meio das
experiências vividas no dia-a-dia, fruto da curiosidade, inquietação e
atividade investigativa das crianças e da intervenção da professora. Este
conhecimento se manifesta na infância através dos “porquês” e “comos” que as
crianças não se cansam de formular e se torna o princípio básico do
conhecimento cujo fim primordial é a satisfação em obter respostas aos seus
questionamentos.
(...)
Desta vez a experiência dos pequenos foi com a mangueira.
Preparamos o espaço com diversos potes e baldes. Descobriram também a grama molhada, a poça de água, o barro. Encher e esvaziar os recipientes também chamou atenção dos pequenos. Dividir o espaço, compartilhar objetos, brincar junto foram algumas aprendizagens deste momento.
Plantando Girassol
A Turma do Gato - 2º Período participou da experiência de plantio de Girassol no jardim do CEI. O zelador preparou o espaço e as crianças se dividiram para o plantio. Cavar a terra e enterrar a semente foi uma experiência prazerosa para as crianças. Agora é esperar e acompanhar o nascimento das primeiras plantinhas.
Muito em breve o CEI estará florido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário