No último dia 16 de maio cumprimos mais um dia escolar no CEI Maria de Lourdes Scoralick serretti previsto em nosso calendário da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima. Dois momentos: 2ª Reunião Pedagógica - Dia "D"com professores, supervisoras e direção e o 2º Momento com a equipe de apoio, serventes escolares, coordenação, nutricionista e direção.
A pauta da Reunião Pedagógica propunha em uma primeira etapa de trabalho, uma avaliação do trabalho da instituição a partir dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, documento elaborado pelo MEC.
O
trabalho se deu a partir da leitura, discussão da dimensão 02 que trata
das Multiplicidade de experiências e Linguagens, finalizando com um
plano de ação.
No segundo momento, o foco das discussões foram em relação ao trabalho realizado no CEI.
Com a equipe de apoio, também não foi diferente. O momento foi de reflexão sobre a importância do papel das serventes na rotina de atendimento e os reflexos na qualidade do ensino. Um bom texto foi lido e discutido com todas elas.
Pessoal de Apoio na Escola:
Invisíveis que Alicerçam o Processo de Ensino-Aprendizagem
Por Robison Sá
Quanto
mais se debate sobre a educação, mais se gera temas para debates
futuros. Muitos são os temas e vertentes que podemos discutir e tentar
chegar a um entendimento global capaz de trazer consigo os diagnósticos
necessários aos problemas em ação, bem como as respectivas soluções.
Vários temas foram – e ainda são – amplamente discutidos nesse
cenário de incertezas, fracassos, mas também de muitas vitórias. Dentre
eles estão os jogos didáticos, teorias e práticas da avaliação da
aprendizagem, as didáticas específicas de cada disciplina,
políticas educacionais e outras. Porém, pouco se fala sobre os detalhes
funcionais das escolas, suas formas de gerenciamento, seus atores
implícitos ao processo, as infraestruturas e o transporte escolar. Neste
trabalho abordarei apenas um desses tópicos, talvez com pinceladas em
alguns outros, baseado na observação que a experiência da coordenação
pedagógica me levou a concluir.
Escolhi os atores implícitos da educação e o seu papel
fundamental no suporte ao processo de ensino e na promoção de um
ambiente receptivo e com condições de uso, isto é, um espaço
verdadeiramente preparado para receber os atores explícitos do processo
ensino – aprendizagem: professores, alunos, coordenação pedagógica,
equipe diretiva e administrativa.
O termo “atores implícitos” é utilizado para designar o Pessoal de
Apoio tais como: merendeiras, serventes, vigilantes, etc. Essas pessoas,
esquecidas pelos divulgadores dos resultados escolares, essas que não
recebem nenhum mérito pelas vitórias da educação, são de grande
importância para que a magia do ensinar e do aprender aconteça.
Algumas divisões de opiniões serão formadas pelos leitores
deste trabalho, de um lado estarão os sensíveis e observadores: pessoas
atentas aos pequenos, mas importantes detalhes ao seu redor, pessoas
que tratam o seu semelhante como igual independente de sua condição e
status social, estes enxergarão o papel decisivo do pessoal de apoio nas
escolas, os verão como promotores do bem-estar e das condições
necessárias para a ocorrência do processo de ensino-aprendizagem; do
outro estarão os egoístas-prepotentes,
pessoas que se acham, por estarem ou possuírem cargos “mais elevados”,
no direito de se colocarem em evidência e neutralizarem a valia que
outros profissionais, talvez em cargos “mais baixos” representam. Em
ambos os casos o debate sobre o tema é muito necessário e oportuno.
É importante ressaltar que a educação não se define pela transmissão
(professor) e recepção de conteúdos (aluno), mas sim por diversos
fatores que influenciam direta ou indiretamente a sua efetivação. Para
que possamos desenvolver uma boa aula é preciso contar com condições de
trabalho que não são somente os materiais pedagógicos. Os alunos, para
que se concretize uma aprendizagem significativa, não necessitam apenas
de infraestrutura e professores capacitados. A equipe diretiva e
administrativa não necessita apenas de professores e alunos para
conduzir as atividades escolares corriqueiras. Existem fatores
implícitos que ocorrem diariamente no âmbito escolar que tornam-nas
atribuições escolares possíveis de se efetivarem. É exatamente sobre
eles que passarei a discorrer.
Todos os dias (letivos), ao adentrarem no espaço escolar, os atores
explícitos da educação deparam-se com um ambiente higienizado,
organizado e pronto para sediar as atividades pedagógicas. As salas
exibem carteiras devidamente distribuídas, o pátio apresenta-se limpo e
espaçoso, os laboratórios com equipamentos organizados e estrutura
higienizada, diretoria e secretaria mostram-se com ares de zelo, os
banheiros estão prontos para o uso, e, ao longe, sente-se o cheiro da
merenda que já começa a ser preparada, pois logo mais será servida para
manter o corpo sustentado e alerta às atividades posteriores.
Não há possibilidade de se realizar aulas num ambiente sujo e
maltratado. Se todas as vezes que os professores chegassem à sala de
aula tivessem que zelar o espaço para, só após, iniciarem as aulas, não
existiria tempo apropriado para as atividades pedagógicas. Da mesma
forma, os alunos ficariam dispersos e desfocados do objetivo de
aprender. Tudo isso acrescido do fator fome, causador de sequelas que
conduzem a falta de atenção no que se é ensinado e, posteriormente, ao
fracasso da aprendizagem.
Fica claro, que se aluno fracassa, a escola inteira fracassa, também.
Não existe escola sem clientela (alunos), pois a ela é oferecido o
produto final dessa empresa de formação: a aprendizagem.
Certo de que o processo de ensino-aprendizagem só se concretiza com a
colaboração de todos os componentes da escola, sejam eles explícitos ou
implícitos, trago essa reflexão a fim de abordar a importância do
Pessoal de Apoio das escolas como alicerce que sustenta todo o processo
de ensino com ações primordiais de suporte e preparo de todo o ambiente
onde, posteriormente, acontecerá a magia do aprender. Não só na
higienização e organização do espaço escolar, mas também na preservação
deste patrimônio e na promoção da segurança e do controle de entrada e
saída no ambiente escolar.
Todos somos importantes e necessários à educação, juntos a formamos, a
organizamos e mantemo-la ativa. Ninguém é mais ou menos importante no
cenário educacional, todos desempenham papeis fundamentais na sua
promoção. Sem essa união, reconhecimento e valorização dos profissionais
implícitos da educação, seremos levados inevitavelmente, ao fracasso.
“A educação é um corpo gigante composto de pequenas partículas indispensáveis para si”. (Robison Sá)
Refletimos sobre a importância do trabalho de cada uma dentro do CEI, avaliamos cada momento de nossa rotina com as crianças e professoras, planejamos e reformulamos práticas.
A nutricionista responsável pelo CEI, Michele realizou a avaliação explicando cada item reafirmando a importância de boas práticas para um trabalho de qualidade.
3 comentários:
manda pra mim os matérias desta reunião. AMEI, Mande tudo por favor...
mande por favor fico no aguardo
email: alessandrakelly.leaoalves@yahoo.com.br
Oi Alessandra, que bom que você gostou. Vou enviar esta semana, pode aguardar.
Abraços, Heloisa.
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