Por que é importante respeitar as etapas do desenvolvimento motor das crianças?
Cada criança tem seu ritmo de 
desenvolvimento, e é interessante que ele seja respeitado. Porém, como é
 frequente que esse ritmo sofra interferências, é importante ponderar o 
quanto essas influências são necessárias e benéficas.
É bastante comum os pais ficarem orgulhosos quando a criança começa a
 andar antes que as demais, ou quando já articula palavras aos primeiros
 meses de vida. Quando o inverso acontece, isso passa a ser motivo de 
preocupação. O desenvolvimento motor das crianças tem etapas, que devem 
ser observadas e cumpridas. Pular algumas delas pode trazer prejuízos no
 futuro.
Até os 4 meses de idade o bebê já sustenta a cabeça voluntariamente. 
Por volta dos 6 a 7 meses já senta sozinho, para depois começar a rolar e
 engatinhar. Esse é o processo natural até a criança começar a andar. O 
resultado final é que existem crianças que andam com 8 meses ou menos, e
 outras que começa a andar meses depois de completarem um ano.
O tempo ideal é a criança que vai ditar. Ela deve ser 
devidamente estimulada, mas não acelerada. O desenvolvimento da criança 
deve ser motivo de atenção, mas não de ansiedade excessiva. Não devemos 
entender como mais rápido sendo melhor e mais devagar sendo pior.
Segundo o educador físico Paulo César Silva, os pais devem deixar que
 os filhos “se virem” para aprender. “Algumas crianças chegam aos dois 
anos sem falar, porque os pais não deixam que elas se expressem e, 
assim, se desenvolvam. Ao menor sinal de que eles querem algo, os pais 
já providenciam, adivinham o que a criança deseja”, alerta.
Outro aspecto interessante trazido por Paulo César é que jogos 
eletrônicos e a televisão não devem ser vistos como vilões, mas devem 
ser usados com moderação: “Não tem como fugir, hoje o mundo é 
tecnológico. Mas a criança na primeira infância precisa de brinquedos 
que trabalhem texturas, formas, cores, volumes diferentes”, pondera.
É comum que os pais recebam influências sobre o ritmo de 
desenvolvimento das crianças, vindas de diversas fontes: guias, livros, 
diários, opiniões das mais diversas. É importante considerar que os 
tempos de outras crianças são apenas referências, não são regras, e 
desta forma é natural quem tenham variações.
Na Casa do Brincar, o respeito pelas etapas do desenvolvimento 
infantil está traduzido em nossas atividades e espaços para brincar, que
 estimulam e acompanham o ritmo de cada criança. 

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