A estimulação precoce
Por estimulação precoce entende-se uma série de atividades
efetuadas, direta ou indiretamente, com a criança desde a idade mais
precoce possível. Com o objetivo de proporcionar-lhe a maior quantidade
de oportunidade de interação afetiva e adequada com o meio ambiente,
estimula seu desenvolvimento em geral ou em áreas específicas, tais como
o desenvolvimento sensório motor, da linguagem etc.
O caráter de precoce implica um propósito eminentemente
preventivo, em contraposição à estimulação não precoce de caráter mais
remedial ou reabilitação em crianças que já apresentam problemas de
desenvolvimento.
A família tem um papel fundamental na formação da criança. Os
pais devem estar disponíveis e com tempo para transformar os momentos de
estimulação em ocasiões ricas e agradáveis para todos. Não esquecendo
que durante a convivência diária, além de estimular a criança, pode-se
também observá-la e entender seus limites e dificuldades.
No atendimento precoce algumas premissas são consideradas
fundamentais: Respeito à criança atentando para as suas necessidades
físicas, psicomotoras, terapêuticas especiais e, sobretudo, ao desejo da
criança; Respeito à família; Respeito aos profissionais envolvidos no
atendimento; Respeito à instituição.
Durante a estimulação precoce, trabalhar sempre nas quatro
áreas: estimulação motora, cognitiva, sensorial e da comunicação.
Trata-se de realizar um intenso treinamento para criação e manutenção
dos hábitos elementares de vida. A ênfase é oferecer à criança um
programa contínuo de estimulação, fornecendo-lhe permanente descoberta
de si e seu ambiente, tornando-a agente ativo do processo educacional.
Chegar o mais cedo possível aos profissionais que tratam do
problema vai fazer toda diferença no desenvolvimento da criança já nos
primeiros meses de vida. Nesta fase, com exceção dos traços físicos, a
defasagem não é muito evidente. Por isso é vital que essa criança comece
a ser estimulada imediatamente. Tratada precocemente, a Síndrome não
traz graves comprometimentos ao desenvolvimento motor.
É importante salientar que, existe uma grande variação no
desenvolvimento, destas crianças. O ritmo e a velocidade delas devem ser
respeitados, o que nos leva sempre a pensar mais na fase do seu
desenvolvimento do que na idade cronológica. O desenvolvimento de uma
criança se dá através de descobertas de si mesma e do mundo que a
rodeia. O interesse que ela manifesta pelo movimento dos objetos, faz
destes brinquedos um bom suporte para estimulá-la a passar de uma
posição para outra.
Os jogos e as brincadeiras, além de serem úteis para a aquisição
da motricidade, têm grande importância para que a criança se desenvolva
do ponto de vista mental e afetivo. A criança portadora de algum atraso
em seu desenvolvimento necessita enfrentar obstáculos para minimizar a
sua deficiência, torna-se necessário que a mesma percorra trajetórias
semelhantes às percorridas por outras crianças, pois ela também deve
experimentar o mundo, construir-se como pessoa e estabelecer relações
satisfatórias com os outros.
Através de atividades com jogos e brincadeiras, a criança se
envolve com o desejo de descobrir o mundo que a rodeia e de se
auto-descobrir; essa motivação desperta a vontade de se movimentar,
tornando esses movimentos mais espontâneos, mais prazerosos e as
conquistas mais evidentes.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estimulacao-precoce/18927
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