domingo, 12 de agosto de 2012

O que fazem as crianças do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti

Muitas coisas acontecem dentro do CEI na rotina do dia.
Muitas são as brincadeiras em todas as turmas.
Para tanto, é preciso pensar em quais materiais oferecer, como planejar este momento, o que utilizar para chamar a atenção dos pequenos.
O livro Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar uma única ação, nos apresenta a seguinte questão sobre a brincadeira:

"Vale pensarmos aqui na evolução dessas possibilidades de brincar. É fundamental que os objetos possam variar de uma situação para outra, possibilitando oportunidades de novas interações. Também é importante a repetição da oferta dos mesmos brinquedos, para que a criança possa aprender com ele, explorá-lo, compor diferentes brincadeiras de acordo com seu interesse do dia. Outra questão em relação à oferta e à variação dos brinquedos, é lembrar que eles podem ser substituídos por materiais não estruturados, também chamados de objetos de largo alcance. É aqui que entram as sucatas, tecidos, pedaços de diferentes materiais, caixas de diferentes tamanhos etc. As caixas de diferentes tamanhos são objetos de manipulação assim como exploração do próprio corpo, que entra e sai da caixa, faz esconder, convida a um jogo diferente com parceiros. Os objetos de largo alcance são objetos versáteis, que podem se transformar a depender da proposta do professor ou da escolha das crianças. Pedaços de tecidos podem ser lençóis de bonecas, capas de super-heróis, saias, toalhas de mesa etc. Esta versalidade dos objetos de largo alcance estimula a imaginação."*
As turmas do Berçário e Maternal se deliciaram com as caixas. Cada um a seu modo criava e a sua brincadeira, explorava a caixa, o espaço, as possibilidades, negociava com os colegas ou disputava por mais um lugar, arriscava, guardava coisas, escondia-se.
Uma festa!
Turma do Berçário I - Abelhinha
Berçário II - Coelhinho

Maternal I - Patinho
E em outra caixa...
o Berçário I
O trabalho com crianças pequenas requer um professor atento, observador e que utiliza-se de diversos materiais com o objetivo de possibilitar aos pequenos ricas experiências. A criança pequena precisa explorar texturas, cheiros, ter contato com as diversas cores, com objetos de diversos tamanhos e estas experiências podem acontecer a partir de materiais muito simples, basta ter criatividade e planejamento.
* Trecho do livro Interações: ser professor de bebês - Cuidar, educar e brincar uma única ação.

2 comentários:

leonarda disse...

COMO ESTÃO FOFINHOS HEM!!!! QUE SAUDADES!!!

Unknown disse...

Oi Leonarda, saudades de vc também. Venha nos fazer uma visita.