domingo, 19 de agosto de 2012

O que pensa uma educadora de Portugal sobre a Creche

PRINCÍPIOS EDUCATIVOS EM CRECHE
Segundo Gabriela Portugal

Um projecto para crianças muito pequenas que frequentam a creche é necessariamente educacional visto que, independentemente do contexto educativo, as crianças vão aprendendo e desenvolvendo-se devido às suas experiências diárias.
Na creche o principal não são as actividades planejadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de actividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “escolarizados”, onde realizam actividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais.
Os tempos por excelência de aprendizagem das crianças mais pequenas ocorrem durante interacções entre um adulto e a criança (tempos de cuidados à criança).
A creche, numa fusão constante de cuidados e educação, pode promover experiências na vida da criança, desenvolvendo e facilitando a sua aprendizagem através das interacções com o mundo físico e social.
Os bebés e as crianças muito pequenas precisam de atenção às suas necessidades físicas e psicológicas; uma relação com alguém em quem confiem; um ambiente seguro, saudável e adequado ao desenvolvimento; oportunidades para interagirem com outras crianças; liberdade para explorarem utilizando todos os seus sentidos.

Nenhum comentário: