quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Adaptação: a cada ano um novo desafio. Mas se bem planejado, crianças e pais agradecem.

A adaptação é um processo que envolve todos dentro da instituição. E a cada ano novos desafios para fazer este período ficar mais tranquilo para as crianças e os familiares.
No CEI Maria de Lourdes iniciamos o ano refletindo sobre o processo de adaptação das crianças e o que podemos fazer para amenizar este "sofrimento".
1º Passo: estudo e reflexão do processo de adaptação.
 
“Há muito tempo atrás nas creches e pré-escolas e até mesmo nas escolas de ensino fundamental, parecia não haver outro jeito: ou as crianças se adaptavam ou se adaptavam. A mãe “precisava” trabalhar e a criança “precisava” ficar na creche. Os primeiros dias em uma instituição educacional eram visto como um mal necessário pelo qual toda criança deveria passar. A ideia que mais cedo ou mais tarde a criança acabaria se acostumando, o que de fato acabava acontecendo, fazia parte do senso comum. Sofrimento, insegurança, desamparo e outras possíveis decorrências deste processo eram desconhecias e por vezes ignorados.
“A lembrança dos primeiros dias de escola, faz parte do universo de lembranças da maioria dos educadores quando tratamos desta questão, nem sempre boas geram importantes reflexões sobre o processo de adaptação.”
(...)
“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.”
“Considerando a adaptação sob o aspecto da necessidade de acolher, aconchegar, procurar o bem estar, o conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição de educação neste processo.”
“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”

Texto: Adaptação e Acolhimento: Um cuidado inerente ao projeto educativo da instituição e um indicador de qualidade do serviço prestado pela instituição. Cisele Ortiz.
 
2º Passo: organização dos espaços para acolher as crianças e famílias.
3º Passo: Organização da equipe para suporte às crianças e professoras.
Tudo organizado, é hora de receber as crianças.
Que show! Uma adaptação tranquila, uma equipe organizada, feliz em estar ali e o resultado de tudo isso:
Crianças tranquilas, seguras e os pais ainda mais felizes!
 
Parabéns equipe do

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