domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cheguei!!! É hora de retomar as atividades.

Olá pessoal,
depois de um longo e merecido período de férias, estou eu aqui de volta.
Então vamos lá, afinal muita coisa nos espera em 2013.
 
Ser gestora em uma instituição de
Educação Infantil:
Muitos desafios!
 
Compartilho os meus fazeres nos últimos dias para que possamos receber todas as funcionárias, pais e crianças.
Uma primeira visita à instituição para identificar o que precisaria ser feito antes do início das atividades: limpeza de toda a instituição, abrir todos os espaços para circulação de ar, cortar toda a grama, cuidar das plantas, reorganizar o mobiliário das salas, pintar o portão de entrada, melhorar a estrutura da porta para melhor ventilação e segurança dos pequenos, colocação de vidros e lavar todos os passeios. Todo este trabalho contou com a peça fundamental do CEI: o zelador Luís e outros que chegaram e também contribuíram.
Ufa, muito trabalho!
Agora é hora de pensar em como receber os funcionários. 
É preciso acolher, cuidar de cada um com muito carinho e neste primeiro momento nada melhor do que uma instituição organizada e um bom momento de lanche.
Para isso, contei com a coordenadora de cozinha no preparo de um cardápio especial para os três dias.
Tudo organizado. É hora de planejar uma boa pauta dos assuntos que devem ser tratados em cada setor. 
Equipe da cozinha e limpeza:
A pauta foi construída a partir de pontos comuns entre direção e coordenação de cozinha aliados às necessidades da instituição. Durante o período de férias fizemos pesquisas em outras instituições semelhantes a nossa para sabermos como era o funcionamento, horários, organização. A partir disso, reorganizamos alguns pontos na rotina de trabalho, avaliamos algumas práticas. Mudanças foram necessárias e estas foram apresentadas ao grupo de forma cuidadosa, ouvindo e negociando dentro das possibilidades.
Equipe pedagógica:
A nossa equipe de supervisão mudou. Recebemos a supervisora Elisabethi Santos que muito nos alegrou.
Planejamos juntas, direção e supervisoras, a pauta de assuntos administrativos e pedagógicos.
Muitos pontos eram necessários, mas precisávamos ganhar tempo para o nosso maior objetivo: acolher bem as crianças e para isso foi preciso estudo, discussão e organização de espaços e materiais. 
Abrimos a 1ª Reunião com uma retomada do que cada uma fez de bom em 2012. Nossa! Foi muito bom ouvir os depoimentos, afinal fizemos muita coisa bacana em 2012. Algumas tímidas não tiveram coragem de falar, mas as colegas falaram por elas e houve até choro de emoção ao ouvir das colegas palavras que legitimavam o bom trabalho realizado. A equipe se mostrou forte, companheira, parceira e muito envolvida e o mais importante: feliz por estar ali novamente.
Dedicamos também um momento de agradecimento às nossas companheiras responsáveis pela cozinha e limpeza, afinal o que seríamos sem elas? Elas são cuidadosas com as crianças, com as refeições, com a limpeza dos espaços e com as necessidades das crianças.
Muitas palmas foram dedicadas a este grupo.
Na 2º Reunião o foco ficou com a adaptação. É preciso saber  mais sobre esse difícil processo para a criança para poder garantir uma adaptação tranquila e ganhar a confiança dos pais.
A partir daí era preciso organizar as salas e deixar tudo prontinho para receber os pequenos.
E ao final do dia deixamos o CEI assim...
 
 Agora é só esperar por eles.
Até.
Beijocas coloridas!!!

Nenhum comentário: