domingo, 17 de fevereiro de 2013

Encontros de formação: uma tarefa importante para os coordenadores dentro da unidade escolar.


"Formar professores exige saberes refinados, que a Formadora Cristiane Pelissari traduziu em um conjunto integrado de desafios a serem continuamente perseguidos."
 
Todos nós sabemos da importância dos encontros de formação dentro da unidade escolar e de seus efeitos na prática dos professores. Mas não é tarefa fácil. Encontrar um tempo na rotina, ter uma organização do trabalho pedagógico e ser uma estudiosa é essencial para dar conta dessa tarefa. E o mais importante: conquistar os professores, só assim irá conseguir tocá-los e verdadeiramente intervir em sua prática pedagógica fazendo-os avançar.
 A formadora Cristiane Pelissari em seu texto Os seis desafios do formador nos conta um pouco de sua prática: 


Tornei-me formadora de professores um pouco por acaso. Esses acasos que com o tempo, e sem a gente perceber; ganham espaço, despertam o desejo, provocam mudanças e se
transformam em casos definitivos. Com o tempo, descobri que ser formador de professores

não é uma tarefa fácil.
O ato de formar é complexo, nem sempre linear ou totalmente prescritivo. Constituir-se formador é processual, o que significa, entre outras coisas, tempo, investimento pessoal e disponibilidade para rever-se. Aprender novas formas de ensinar professores pressupõe tempo para testá-Ias, avaliar seus efeitos, realizar ajustes, reavaliá-Ias. É preciso ter a oportunidade de trabalhar com seus pares - dentro e fora da escola - partilhar, além de ideias e conhecimentos, os sucessos e as dificuldades desse ofício especializado em transformar práticas de professores. Constituir-se formador implica desenvolver, progressivamente, um corpo específico de saberes. Saberes esses que nem sempre coincidem com aqueles do ofício de professor (origem profissional da maioria dos formadores de professores).
 
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti já demos o 1º passo: a prática da formação vem ganhando espaço e os professores legitimando estes momentos.
No último encontro realizado muitos professores participaram ativamente das discussões, contribuíram com sugestões, dialogaram sobre suas práticas, trocaram experiências e apontaram aquilo que não andava bem.
Tudo foi organizado pelas duas supervisoras pensando nas necessidades formativas do grupo.
Durante a rotina da semana também acontecem encontros em pequenos grupos.
 
E para quem ainda não conhece o texto:


Avisa lá
Edição – abril/2007

REFLEXÕES DO FORMADOR
Os seis desafios do formador
Formar professores exige saberes refinados, que a Formadora Cristiane Pelissari traduziu em um conjunto integrado de desafios a serem continuamente perseguidos.
CRISTIANE PELISSARI1

Nenhum comentário: