domingo, 28 de abril de 2013

Conhecendo outras realidades.

Na Escola da Vila - SP o Brincar tem espaço garantido.

Brincar para se adaptar 

-Por Dayane Moura Monteiro e Marina Vieira (Professoras de Grupo 1)
Casinha, restaurante, pistas de carrinho, fazendinha, consultório médico, escritório, tecidos, cabanas, construções…
Não é fácil ir pela primeira vez à escola ou ir pela primeira vez a uma nova escola. Isto é perfeitamente compreensível, afinal de contas, será preciso interagir com novos adultos e com outras e/ou novas crianças. Portanto, é um grande desafio se identificar com o que este novo espaço oferece.
No momento da chegada, nossos pequenos encontram um universo de fantasias e de descobertas. Diversas propostas de brincadeiras, que na escola são conhecidas como “cantos de entrada”, são organizadas de forma bastante convidativa, para facilitar a aproximação ao espaço escolar. É, portanto, neste primeiro momento da rotina que muitas propostas de faz de conta são organizadas.
Sendo a brincadeira uma linguagem universal, por meio dela as crianças se aproximam, se encontram, interagem e, assim, ao longo dos dias, vão reencontrando os colegas em suas brincadeiras preferidas, nas quais filhinhas e filhinhos são levados a passear, carrinhos atravessam a sala de aula, que se transforma numa grande pista, percorrendo a cidade para chegar a uma fazendinha montada no outro lado da sala. Além disso, há sempre muitas máscaras e capas para transformar meninos e meninas em heróis e heroínas, vestidos e outros panos com os quais as crianças se transformam em princesas e guerreiros, sem falar na velha e boa massinha, que se transforma em pizza, bolo de chocolate, enfim, numa infinidade de guloseimas.
Todos os momentos de brincadeiras são planejados pelos professores, considerando, além das preferências das crianças, propostas que possam favorecer a interação, como, por exemplo, organizar um grande restaurante, numa proposta de faz de conta que envolva toda a turma e que tanto contribua para a formação de vínculos quanto para a formação do grupo.
Boa parte da rotina é dedicada às brincadeiras. Além das propostas organizadas para começar o dia, em muitos outros momentos as crianças interagem entre si e com o espaço e os materiais, por meio da brincadeira. Nas áreas externas, por exemplo, no momento do parque, as brincadeiras não são dirigidas, mas atuamos enriquecendo o faz de conta, oferecendo materiais ou disponibilizando o que nos é solicitado. Aproveitamos para observar como as crianças interagem e aproveitam este momento, como brincam, que escolhas fazem, que tipo de ajuda necessitam neste processo, que denominamos “adaptação”.
Muitas vezes nos transformamos em lobos, bruxas, porquinhos, piratas, caçadores, entre outros, e mergulhamos, junto com as crianças, nesse universo tão rico e prazeroso da brincadeira e, assim, estreitamos laços e garantimos um ambiente onde os pequenos possam se sentir cada vez mais parte da turma e da Escola da Vila.

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