domingo, 14 de abril de 2013

Encontros de formação no CEI

"Tempo para que os professores estudem. Um bom planejamento dos horários de trabalho coletivo. A presença de um formador que tenha a confiança e o respeito da equipe. Todos esses elementos fazem parte do que se chama de formação continuada - ou em serviço. Embora algumas redes ofereçam essa capacitação para os docentes, o melhor espaço para colocá-la em prática é na própria escola, sob o comando do coordenador pedagógico.
Bem estruturado, o aprimoramento profissional dentro do ambiente de trabalho é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino. (...)"
 
Iniciamos um novo ano e com ele novas demandas para o trabalho pedagógico e isso que dizer: necessidade de Encontros de Formação.
No CEI já temos garantido os horários de estudo dos professores ao longo da semana para planejamentos e produção de material que contribua para melhoria da prática pedagógica. Mas neste momento era preciso um tempo a mais, afinal precisávamos dialogar em conjunto sobre o trabalho a ser desenvolvido com as crianças.
Assim, organizamos o nosso 1º encontro de Formação com os professores.
Pauta, espaço e tempo definidos, realizamos o encontro de 2h30' que contou com grande parte do quadro de professoras.
Tema: O trabalho de Parlendas com a criança pequena.
O grupo mostrou-se interessado e participativo.
 
O nosso 2º encontro teve como tema A organização do trabalho pedagógico, já que este ano, o CEI Maria de Lourdes S. Serretti novamente recebeu mais um grupo de professoras efetivas. O que fazer, já que elas estão assumindo as turmas sem conhecer a realidade do CEI, as crianças e suas capacidades e necessidades?
A FORMAÇÃO mais uma vez mostrou-se necessária.
Acreditando na importância desse espaço de formação para dialogar sobre as práticas pedagógicas, organizamos mais um encontro para onde explicitaríamos nossa organização de trabalho a quem estava chegando. Grande parte do grupo participou de forma efetiva.
As que não puderam ficar tiveram o momento garantido nos momentos de Hora Atividade com a supervisora.
 


Nenhum comentário: