domingo, 21 de abril de 2013

O trabalho com Parlendas.

Sequência de atividades: BRINCANDO COM AS PALAVRAS
Eixo: Língua Escrita e Linguagem Oral Nível: III
Duração: setembro à novembro de 2012
Professoras: Ana Cinthia, Elisangela, Fabiana, Maristela e Stefânia.
Justificativa: Escolhemos trabalhar parlendas, por ser um texto de fácil memorização e favorecer o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de forma lúdica e significativa para a criança, promovendo o gosto pela aprendizagem.
Além de propiciar a escuta e a apreciação da leitura feita pelo professor, é uma situação em que as crianças estabelecem uma relação entre o falado e o escrito, visto que o texto será memorizado pelos alunos, podendo utilizar indicadores disponíveis no texto escrito para realização da leitura e nas atividades escritas.
Objetivos didáticos:
Brincar com as parlendas;
Reproduzir oralmente as parlendas;
Estabelecer correspondência entre as partes do oral e as partes do escrito;
Avançar nas hipóteses de leitura e escrita;
Ampliar o repertório de parlendas.
 Conteúdos: Ampliação dos conhecimentos relativos à leitura e ao sistema de escrita;
Ampliação do vocabulário;
Escuta das parlendas lidas pelo professor;
Memorização das parlendas;
Leitura e escrita de textos memorizados, mesmo de modo não convencional;
Ajuste do texto oral para o texto escrito;
Reprodução oral de parlendas em situações diversas;
Brincadeiras com parlendas;
Produção de escrita de próprio punho.
Atividade Inicial: Participar de brincadeiras com parlendas: Cadê o toucinho que estava aqui, Lá em cima do piano, salada-saladinha.
O.D: Incentivar a reprodução oral das parlendas, criando um ambiente lúdico e descontraído.
Etapas e Orientações didáticas
1 - Conhecer os objetivos da sequência e explorar o livreto.
OD: A professora irá conversar com as crianças sobre os objetivos das atividades na roda. (É um texto divertido e memorizado, que irá ajudar a aprender a ler e a escrever). Entregar um livreto para cada criança, que já deve ter sido providenciado as cópias com as 10 parlendas selecionadas.
2 – Ditar títulos de parlendas e receber o livro de parlendas.
O.D.: A professora escreverá na lousa os títulos ditados pelas crianças em forma de lista. Apresentar e entregar o livreto. Solicitar que localizem as parlendas que não fazem parte da listagem feita na lousa. Registrar no blocão as demais parlendas.
3 – Recitar e memorizar as parlendas.
O.D: Ensinar a parlenda para o grupo de alunos memorizarem.
Variação: Dividir a turma em 2 grupos, recitar intercalando os versos entre os grupos. A professora inicia a recitação, e dado um momento ela pára, e as crianças dão continuidade. Repetir essa atividade várias vezes, em dias diferentes, até que as crianças memorizem.
4– Ditar as parlendas para a professora escrever.
O.D: O professor como escriba e as crianças ditam. Ao terminar o registro a professora lê para as crianças, depois farão a leitura coletiva. Será registrada uma parlenda por vez no sulfitão para fique no mural e as crianças possam ler o texto em momentos variados da rotina.
5 – Ordenar as partes do texto em duplas.
O.D: Distribuir para cada 2 crianças, uma parlenda recortada em tiras de cartolina, para que ordenem os versos ou as palavras (conforme os saberes de cada criança). O professor circulará nos grupos fazendo as intervenções necessárias. O professor irá agrupar as crianças a fim de criar duplas produtivas. Os silábicos realizarão atividades com os pré-silábicos (versos), e os silábico-alfabéticos com os alfabéticos montarão a parlendas com todas as palavras que a compõem (as palavras estarão distribuídas em tarjas), feito isso transcreverão a atividade para o caderno. Utilizar as parlendas mais curtas.
Escolher alguns substantivos das parlendas e montar com letras justas. (Para os silábicos alfabéticos e alfabéticos).
Para os pré-silábicos e silábicos escrita de palavras com letras móveis.
Estas atividades serão realizadas várias vezes em dias diferentes e com todas as parlendas.
6 – Ler as parlendas já memorizadas.
O.D: Utilizando o livro, a professora fará a leitura junto com as crianças, (pedir que acompanhem com o dedinho), parar em uma determinada palavra, para verificar se estão acompanhando. Apontar as palavras que se repetem; mostrar onde está à palavra principal, ex: piano.
7 – Ilustrar ou colorir as parlendas:
O.D: Em cada pagina do livro haverá um espaço onde a criança fará a ilustração da parlenda.
8 – Ordenar as partes do texto individualmente ou escrever a parlenda.
O.D: Organizar grupos heterogêneos produtivos, em função do que as crianças sabem sobre a escrita e do conteúdo da tarefa que devem realizar, porém cada criança terá uma parlenda para ordenar. Utilizar as tarjas com os versos escritos para pré-silábicos e silábicos.
Esta atividade deverá ser realizada com parlendas diferentes, e as crianças poderão trocar informações entre elas. Os alfabéticos escreverão no caderno as parlendas já memorizadas.
9 – Circular as palavras solicitadas pela professora.
O.D: A professora pedirá que as crianças acompanhem a leitura com o dedo no livro, dirá então, a palavra que a criança deverá grifar.

Obs. Nesse momento os alfabéticos estarão realizando outras atividades de leitura.
10 – Escrever as palavras ditadas pela professora.
O.D: A professora irá distribuir o caderno para as crianças e irá ditar substantivos contidos em uma parlenda estudada e memorizada pelas crianças para que as mesmas façam a escrita das palavras.
Para os alfabéticos a lista será dos títulos das parlendas.

Fonte: Revista Nova Escola

Um comentário:

cida disse...

muito bom .gostei . tenho certeza que será muito bom pra mim trabalhar com meus alunos . parabéns!