sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Agressividade?

Nossa, estamos falando de crianças muito pequenas!
Mas que batem, biliscam, mordem, arranham...
E como explicar isso aos pais? Esta é a maior dificuldade dos professores que trabalham com crianças muito pequenas.
Então vamos pensar em como evita-las.
Sabemos que esta é uma fase que a criança passa, umas revelam mais outras menos e precisamos saber lidar com os pequenos nestes momentos sem gritos, nervosismo, impaciência e repressões de castigo. As crianças precisam aprender a lidar com suas frustações e reagir de outra forma nestes momentos e para isso elas precisam de você, professora.
Por isso, é importante pensar em seu trabalho, em sua organização do espaço e na seleção de materiais e brinquedos. Tudo é importante.
Pensem em atividades diferentes que possa chamar a atenção dos pequenos em pequenos grupos. Tenha sempre material suficiente para todas as crianças, mas estes não precisam ser iguais, afinal eles também tem gostos e preferências diferentes e não precisam brincar da mesma coisa no mesmo momento. Organize estes matérias em cantos, crianças adoram espaços pequenos, cabanas. Chame a atenção deles para os materiais. Brinque junto apresentando algumas possibilidades de brincadeiras e deixe-os escolher com quem brincar e onde brincar.
Esta mesma organização deve ser mantida para momentos de desenho, pintura, colagens...
E os conflitos?
Com esta organização eles irão demorar a acontecer e se surgirem fique atenta. Na disputa de brinquedos, chame a atenção para outras possibilidades, mostre outros brinquedos.
E o mais importante: converse com a criança que agrediu de forma respeitosa, não grite, explique que machucou o coleguinha e que dói. Ensine-o a pedir desculpas e cuidar do colega para sarar a dor.
E lembre-se: que foi agredido precisa de carinho, cuidados e quem agrediu também pois, ele não aprendeu ainda a lidar com suas frustações de outra maneira ou apenas está reproduzindo o que vivencia em outros ambientes.
Após o ocorrido, registre no caderno da turma a ocorrência e comunique aos pais da criança machucada através de bilhete, a ocorrência dizendo onde aconteceu e o que foi feito de cuidados.
Jamais fale o nome do agressor e se os pais  ficarem sabendo, não converse sobre o agressor sem a presença da coordenação ou direção de sua escola.
 
Conheçam um outro post de um blog muito bacana que descobri na net.
 
Mordidas, tapas, puxões de cabelo... Até os 3 anos de idade, é comum a criança expressar seus desejos e frustrações com atitudes que não são lá muito delicadas. Esta atividade é sugerida para trabalhar com as turminhas do berçário mas pode ser adaptada para outras turmas da educação infantil.
 
Cabe ao educador mostrar que há outras formas de se relacionar com o mundo. Vamos ver aqui 05 atividades práticas para ajudar neste processo.
Cuidado com a boneca
IDADE De 1 a 3 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo. Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro – necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca  e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.

Chuvinha de papel
IDADE De 8 meses a 3 anos.
TEMPO De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas. Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

Papai veio brincar
IDADE De 3 meses a 1 ano.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala ampla.
MATERIAL Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.

Jogo das expressões
IDADE De 2 a 3 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos
de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

Caminhada solidária
IDADE De 1 ano e meio a 3 anos.
TEMPO De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO Áreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOS Desenvolver a ideia de grupo e a tolerância.
Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.
 
Beijocas coloridas para você!

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