Alguns cuidados para se ter um ambiente de cuidado e educação de crianças pequenas
2. Coloque sempre os materiais acessíveis às crianças, assim você estará contribuindo para sua autonomia;
3. Procure trazer sempre novidades para as crianças.
Faça uso de sucatas, material reciclável;
4. Proporcione sempre a manipulação e exploração de diversos espaços e materiais;
5. Observe atentamente as crianças em suas brincadeiras e participe com elas em alguns momentos. Após estes momentos oportunize uma boa roda de conversa;
6. Observe sempre o bem estar da criança (apatia, febre, dor);
7. Procure conversar sempre com as crianças, elogiando, descobrindo seus gostos e preferências;
8. Prefira o lanche na sala de aula. Esta é uma rica oportunidade de se desenvolver a autonomia e os bons hábitos. Envolva as crianças na organização do ambiente e incentive-as crianças a comerem sozinhas;
9. Após as brincadeiras incentive as crianças a guardarem os brinquedos, a reorganizar o ambiente. Antes desse momento é preciso fazer combinados;
10.Dê preferência por atividades fora da sala de aula, pelo menos uma vez por dia;
11. Nunca deixe as crianças sozinhas;
12. Sente-se no chão durante as brincadeiras e rodinhas de conversa;
13.Quando for falar com uma criança procure abaixar-se ficando olho no olho;
14. Procure envolver sempre as crianças na organização e planejamento das atividades diárias (dar recados, guardar material, distribuir material, levar e trazer coisas;
15. Envolva as crianças na solução de problemas simples como:
Divisão de brinquedos, lanche, etc.
Brigas entre os colegas.
Disputa por brinquedos;
16. Durante as atividades em sala sempre aproxime-se das crianças, evite ficar sentada enquanto eles estão realizando a tarefa;
17. Evite falar da criança em sua presença, ela com certeza irá perceber;
18. Não seja ríspida com a criança, lembre-se a professora é uma pessoa muito especial;
19. Procure não fazer outro tipo de atividade enquanto as crianças brincam. Este é o momento para observá-las ou intervir se preciso;
20. Se a criança chorou, acalante-a com carinho. Se bateu, mordeu, converse mostrando que ela fez errado, mas nunca com gritos ou a constrangindo diante dos colegas;
21. Organize combinados com as crianças e converse sobre eles sempre;
22. Procure conhecer a criança, sua rotina em casa, novidades;
23. Utilize a agenda para diálogo com a família e comunique todos os ocorridos com as crianças com data e assinatura;
24. Faça diariamente rodinha de conversa dentro e fora da sala e procure ouvir sempre as crianças;
25. Tenha atitudes de carinho, de proximidade com as crianças (cumprimente-as, dê abraços, beijinhos, ofereça contato físico);
26. Zele pela higiene corporal das crianças desenvolvendo nelas o auto-cuidado;
27. Valorize todas as produções das crianças e exponha dentro e fora da sala para que se sintam valorizadas;
28. Observe as crianças a todo momento e faça anotações diárias dos aspectos mais relevantes de forma individual;
29. Permita que a criança traga de casa seus objetos pessoais. Isso é importante para sua adaptação e é também uma chance de trabalhar o saber dividir e a cooperação entre elas;
30. Durante as atividades de cuidado, incentive as crianças a ajudarem, tirar e colocar roupas e sapatos, guardar os seus pertences;
31. Ao ir ao banheiro oriente as crianças para:
Lavar as mãos, usar o banheiro, tirar e colocar a roupa, se limpar, dar descarga, guardar seus pertences;
32. Não mostre-se irritada com as crianças e nunca use expressões como: cala a boca, feio(a), castigo, bobo(a), pirracento, etc;
33. Nunca deixe as crianças de castigo ou mande-as para a sala da supervisão. Elas não compreendem. Procure conversar com elas, pergunte o que aconteceu e mostre a sua desaprovação por seu comportamento e seja firme.
34. Ao sair de um local, verifique se todo o espaço está organizado e se nenhuma criança ficou;
35. Nos deslocamentos pela IEI/escola verifique sempre se todos estão juntos.
“Crianças precisam explorar ambientes, passar por novas experiências, ampliar seu repertório vivencial, por isso, é preciso que haja uma intencionalidade educativa no trabalho do educador.
O profissional de Educação Infantil precisa possibilitar que a criança estabeleça relações, interações, permitindo que a mesma caminhe para a construção de sua autonomia.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário