Reinventando os espaços da creche
Objetivos
- Conquistar autonomia de forma progressiva em relação a si próprio, aos outros e aos objetos.
- Conquistar autonomia de forma progressiva em relação a si próprio, aos outros e aos objetos.
-
Desenvolver a identidade, reconhecendo limites e capacidades.
-
Ter prazer e divertir-se com a vida coletiva na escola.
-
Desenvolver a oralidade e a sociabilidade.
Conteúdos
-
Identidade e autonomia.
-
Sociabilidade.
-
Movimento.
Tempo
estimado
O
ano todo.
Flexibilização
*Para
crianças com deficiência auditiva
A
deficiência auditiva de alguns bebês só é percebida a partir dos 6 meses de
vida. Por isso, fique atento aos sinais que a criança pode emitir - como não
responder aos seus chamados ou aos chamados dos colegas, nem assustar-se diante
de um barulho mais intenso, por exemplo. Caso a perda auditiva da criança não
possa ser compensada com a ajuda de aparelhos, tentar oralizá-la não é o melhor
caminho. Invista em estímulos visuais (de cores e formas variadas nos cantos da
creche); olfativos (com plantas, perfumes e alimentos diferentes) e de movimento
(faça com que a criança explore os diferentes espaços organizados). Vale
lembrar: quanto antes essa criança puder ser acompanhada por um intérprete de
libras, mais cedo ela poderá desenvolver uma forma efetiva de comunicar-se com
os demais.
Material
necessário
Móveis
da própria sala, tecidos de tamanhos e texturas variados, caixas de papelão,
bambolês, brinquedos, livros, revistas, sucatas variadas, bolas e papelões
vazados.
Desenvolvimento
1ª
etapa
Observe
diariamente como as crianças interagem com o ambiente. Que espaços e objetos
preferem? Que materiais são mais desafiadores? Que ações executam com
brinquedos, livros etc.? Registre suas observações e, com base nelas, planeje
intervenções gradativas no espaço permanente da turma.
2ª
etapa
Organize
cantos na sala, nos quais as crianças vão brincar e circular livremente. Use
móveis, tecidos e tapetes para fazer uma divisão clara das áreas. O primeiro,
com colchões e bolas, pode ser dedicado a brincadeiras corporais. O segundo, ao
contato com livros e revistas. Mais um, para o faz de conta com objetos de
cozinha e de bebês. Por fim, o canto de explorações (com tecidos de várias
texturas, materiais sonoros e itens para desenho) e o das almofadas e dos
objetos pessoais. Mostre tudo aos poucos, garantindo que os pequenos possam agir
sozinhos ou em grupo.
3ª
etapa
Monte
cabanas em alguns cantos para colaborar com a divisão do espaço e colocar uma
limitação física no ambiente. Nelas, as crianças entram e saem, tendo momentos
de privacidade e sociabilidade. Aproveite e use a cabana para uma proposta
coletiva, convidando as crianças a ouvir uma história ou fazer um desenho
coletivo.
4ª
etapa
A
decisão sobre os materiais oferecidos é fundamental para propiciar desafios. É
recomendável ter pequenos espelhos (desenvolvimento da identidade), caixas com
objetos sonoros e outros de abrir e fechar (estímulo à exploração), além de
pequenas bolas e tecidos grandes para jogar e puxar (promoção da sociabilidade).
Variar a quantidade é útil para que os pequenos aprendam a pedir emprestado, a
respeitar a vez do amigo e a compartilhar uma ação.
5ª
etapa
Realize
constantes intervenções no espaço. Confeccione tapetes com texturas e caixas com
aberturas. Varie as propostas para que os pequenos possam estar em pequenos
grupos e com toda a turma. Promova brincadeiras na frente de um espelho com
objetos e tecidos. Esteja atento para mediar situações de socialização e
possíveis conflitos entre os pequenos.
Avaliação:
Avaliação:
Crie
situações para observar como cada um se relaciona com espaços, pessoas e
objetos. Observe os avanços nas relações de respeito e no uso de estratégias
comunicativas (orais ou não verbais), na gradativa superação de desafios
corporais e no desenvolvimento da autonomia, tanto nas relações com os outros
como no uso de objetos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/
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