O trabalho com a linguagem plástica em nossas escolas muitas vezes se resumem a desenhos, colagens e pinturas livres ou a partir de um desenho pronto. Mas sabemos que é muito mais que isso e precisamos ampliar a nossa visão para trabalharmos com as crianças.
Em minhas andanças pela net descobri o trabalho da professora Vivian Cristina Fernandes que socializo com vocês.
PROJETO -PINTANDO COM OS ARTISTAS FAMOSOS
JUSTIFICATIVA
A linguagem da arte na Educação Infantil tem um
papel fundamental, envolvendo vários aspectos, entre eles desenvolver a
sensibilidade e hábitos culturais culturais da sociedade como um todo, além de
considerar a parte cognitiva de extrema importância para o desenvolvimento da
criança.
Com as novas políticas educacionais a linguagem da
arte na Educação Infantil passou a ser abordada de forma
imprescindível.
Aplicando este projeto permiti-se a criança a
possibilidade de ampliar seu conhecimentos aprendendo a ver o mundo também
através da arte, criando, recriando, observando, analisando e construindo suas
concepções, exprimindo suas ideias, sentimentos e emoções, comparando o real com
o imaginário usando de autonomia e criatividade, conhecendo fatos da vida de
artistas que fizeram e fazem parte do mundo onde vivemos, cabendo ao professor
fazer a mediação deste processo dando as crianças suporte, informações que
possam subsidiar o seu aprendizado de forma ampla e integral.
Professora
responsável: Vivian Cristina Fernandes
Turmas: 1º e
2º períodos Matutino e Vespertino
Algumas
Atividades aplicadas no projeto
REVISITAÇÃO DA
OBRA
Imagem da Obra: OPERÁRIOS
Artista: TARSILA DO AMARAL
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Turma: 2º Período Sala: 01 Vespertino
Aproveitando o projeto da Professora regente da sala estava trabalhando PROJETO ALIMENTAÇÂO, inclui a revisitação da obra.
Antes de registrarem fomos a internet pesquisar sobre a artista e obra.
Imagem da Obra: OPERÁRIOS
Artista: TARSILA DO AMARAL
Turma: 1º
Período Sala: 04 Matutino
Objetivo de
ensino:
* Apreciar a obra "Operários" fazendo
observações, analise e revisitação da mesma.
informar as crianças sobre alguns fatos da vida da artista
Tarsila do Amaral (esta artista teve grande importância na cultura e arte
brasileira).
Objetivo de Aprendizagem:
* Receber informações sobre alguns fatos relevante da vida da
artista.
* Perceber e relatar forma, cor, luz fazendo observação e
analise da imagem da obra "Operários".
* Construir coletivamente a revisitação da obra.
ATIVIDADE COLETIVA
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Turma: 2º Período Sala: 01 Vespertino
REVISITAÇÃO
DA OBRA
Imagem da Obra: ABAPORU ( Originário do Tupy Guarani Aba e Poru - Homem que
come)
Artista: TARSILA DO AMARAL
Objetivo de
Ensino:
* Ampliar o vocabulário da criança
*
Construir revisitação da obra no individual usando uma parte de seu próprio
corpo como elemento de registro.
Objetivo de Ensino:
*Conhecer
o significado da palavra "ABAPORU".
*Registrar
graficamente de forma individual a revisitação da obra usando impressão do seu
próprio pé como um dos elementos de construção.
Atividade realizada com :
1º
período - Matutino (sala 4)
Aluna:
Kemilly Aluno: Jakcob
2º Período - vespertino (sala 1)
Objetivo de
ensino:
*Ampliar o vocabulário da criança
*Comunicar ideias sobre a imagem que visualizada
respondendo a possíveis questionamentos.
- O que estão vendo na obra?
- Oque mais chama atenção?
- Quais as formas que são parecidas com nosso
corpo?
- O que nos difere deste elemento?
- Qual o movimento que observam?
* Registrar graficamente a revisitação da obra
"Abaporu"
Objetivo de
aprendizagem:
* Conhecer o significado da palavra ABAPORU.
* Relatar o elemento principal da obra respondendo
aos possíveis questionamentos dando suas opiniões.
* Desenhar o que observaram na obra destacando o
movimento do elemento principal.
REVISITAÇÃO DA
OBRA
Imagem da obra: O
VENDEDOR DE FRUTAS
Artista: Tarsila do Amaral
Criando com diferentes materiais (colando, pintando e
recortando).Aproveitando o projeto da Professora regente da sala estava trabalhando PROJETO ALIMENTAÇÂO, inclui a revisitação da obra.
Antes de registrarem fomos a internet pesquisar sobre a artista e obra.
REVISITAÇÃO DA
OBRA
Imagem da Obra: BUTTERFLY (BORBOLETAS)
Artista: ROMERO
BRITTO
2º Período
-Vespertino (sala 2)
Nesta atividade as crianças desenharam,
recortaram e colaram sua borboleta colorindo e colando diferentes materiais
fazendo sua revisitação da obra.
REVISITAÇÃO
DA OBRA
Imagem: O
GATO
Artista: ROMERO BRITTO
Montagem de
quebra cabeça com colagem, pintura a dedo inspirado na obra de Romero
Britto.
Aluno:
HÉBER
1ºperíodo(
4 anos )- sala 6
Turno:
Vespertino
REVISITAÇÃO DA OBRA
Imagem: RONDA
INFANTIL
Artista: JOÃO CANDIDO PORTINARI
1º PERÍODO( 4 ANOS ) - SALA 5 - VESPERTINO
No primeiro momento
propus as crianças a brincarmos de roda no pátio com brincadeiras conhecidas e
escolhidas por elas, em seguida fomos a sala onde as crianças puderam fazer a
apreciação da imagem da obra RONDA INFANTIL, fiz alguns questionamentos onde as
crianças observaram todo contexto da obra. Após analise questionei as crianças
fazendo relação na nossa brincadeira e da imagem. Perguntei ainda como
poderíamos representar a nossa brincadeira. algumas crianças me falaram que
teríamos que desenhar crianças de mão abertas para colar uma do lado da outra
então foi o primeiro passo para iniciarmos a revisitação da obra.
Turma: 1º período - Sala 5 -
Vespertino
REVISITAÇÃO DA
OBRA
Imagem: OS
GIRASSÓISArtista: VICENT VAN GOGH
É importante que as
crianças sejam informadas de algo relevante sobre o artista, além de explorar as
luz, volume, cor, sentimentos e emoções, comparando várias de suas obras com o
mesmo tema.
Importante dizer: Van Gogh
fez uma das obras de girassóis para presentear o amigo Glauguim que moraria na
casa amarela com ele.(valorização e respeito pelas pessoas)
A turma do 1º período da sala 4 matutino revisitou a obra de Van Gogh criando com pintura, rasgado, dobradura e recorte.
REVISITAÇÃO DA OBRA
Imagem: ARLEQUIM
Artista: PABLO PICASSO
TURMA DO 1º PERÍODO - SALA 5 - MATUTINO
Através da
Apreciação da obra PAUL como AR:LEQUIM construímos a revisitação usando o
próprio corpo das crianças e outros materiais com diferentes texturas, papel em
forma de losango, lã, canetão, tinta, cola, crepom.
Um comentário:
ADOREI... obrigada pelas dicas e parabéns pelo trabalho!
Postar um comentário