Critérios para uma boa escola
O que é uma escola de qualidade? Como escolher e/ou exigir uma escola de qualidade para as crianças?
Essas são perguntas que muitas famílias se fazem no meio de tantos opções e discursos quanto ao papel da educação infantil.
Alguns atribuem a qualidade da escola a quantidade de "atividades" produzida pela criança ao longo do ano. Entendendo-se atividade como as folhas de registro que as crianças preenchem/ desenham/ produzem. É a ideia de que a qualidade pode ser medida pelo que é visível, o que se registra no papel é o que se aprendeu e quanto mais se registra, mais se aprende. A psicologia há algumas décadas vêm questionando essa ideia e apontando que o processo de aprendizagem é muito mais complexo que isso, sendo necessário que as crianças atribuam sentido ao que fazem e vivenciam.
A constatação de que as crianças não são alfabetizadas corretamente na correspondência idade/série no ensino fundamental tem trazido a ideia de antecipação da escolarização da infância, e muitas instituições de educação infantil tem organizado seu currículo nos mesmos moldes do fundamental: com grades horárias, disciplinas, boletins de notas e lição de casa. Organização essa que vêm sendo questionada há bastante tempo por muitos educadores do próprio ensino fundamental (Aliás, fica a recomendação para assistir o filme: Educação Proibida que apresenta um profundo questionamento sobre esse modelo escolar - abaixo insiro o link).
Muitos foram os documentos produzidos pelo Ministério da Educação do país com indicadores e critérios de qualidade para a educação infantil e todos eles se contrapõem claramente a essa concepção escolarizadora e essa associação quantidade/qualidade nesse nível educativo e apontam os direitos das crianças como o principal critério para uma boa instituição.
A partir desses documentos do MEC e das legislações da área, fiz uma síntese de alguns elementos imprescindíveis em uma instituição de Educação Infantil que garanta esses direitos.
(Quem quiser conhecer melhor esses documentos é só ir no
marcador desse blog intitulado: "Documento MEC" e baixá-los.)
Proposta pedagógica da instituição.
1. As crianças tem oportunidade de se expressarem e viverem
experiências com música, dança, movimento, artes visuais, teatro? São contadas
e disponibilizadas boas histórias para as crianças?
2. A brincadeira é valorizada? As crianças tem oportunidades
diárias para brincar de faz-de-conta? Os profissionais participam e ensinam
brincadeiras tradicionais para ampliar o repertório das crianças?
3. As crianças são estimuladas a fazer perguntas e descobertas
sobre os fenômenos da natureza?
4. Elas têm experiências estimulantes e desafiadoras que a
ajudam a entender como o sistema de escrita e a organização do pensamento
matemático funcionam?
5. As crianças tem oportunidade e tempo para aprenderem e
vivenciarem habilidades como se trocar, comer, ir ao banheiro, se servir?
Respeito às diferenças: A escola respeita a diversidade das
crianças, seus ritmos, suas idéias e conquistas? As crianças são ouvidas e
consideradas nas suas manifestações?
Segurança e iluminação: A escola é clara, bem iluminada,
ventilada, com espaços amplos? Há preocupação com higiene e segurança das
crianças? A preocupação com a segurança impede a criança de se movimentar e
explorar os espaços, brincar com tinta ou areia (experiências muito importantes
nessa fase)?
Espaços: os espaços são amplos? As crianças podem se
locomover e movimentar-se nos espaços internos? Há materiais desafiadores como
túneis, brinquedos de diferentes texturas, livros? O espaço externo é amplo
para que as crianças possam brincar, correr, pular, saltar, tendo boas e
variadas experiências corporais?
Mobiliários: Os mobiliários são adequados para as crianças?
Os materiais não perigosos são acessíveis a elas, permitindo que desenvolvam a
autonomia?
Profissionais: Todos os professores são formados? Tem
reuniões pedagógicas frequentes e são estimulados pela escola a terem formação
permanente?
Famílias: As famílias são acolhidas, trocam experiências,
podem visitar a escola?
Rotina: para as crianças menores as rotinas são mais
estáveis e preveem as diferenças nos ritmos de sono e evacuações? As rotinas
preveem espaços para a brincadeira diariamente, mesmo para as crianças maiores?
As crianças maiores são estimuladas a desenvolver atividades sozinhas como se
servir no lanche/ almoço, lavar as mãos, se trocar e o tempo para que possam fazer
isso com calma é previsto na rotina?
Link para o documentário: Educação Proibida, imprescindível
a todos os educadores que acreditam que outro jeito de fazer educação é
possível: http://www.youtube.com/watch?v=n9KeDTMEYSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário