Recreio deve ser momento de convivência
Recreio é importante em todos os níveis de ensino, inclusive para os professores.
Recreio é importante em todos os níveis de ensino, inclusive para os professores.
Autor: João Bittar/Arquivo MEC
Algo que serve para divertir; brincadeira; divertimento; folguedo; espaço de
tempo concedido às crianças para seus brinquedos nos intervalos das aulas ou do
estudo. Estes são alguns dos significados da palavra recreio, segundo o
dicionário Houaiss. O assunto, que não costumava despertar atenção nas escolas,
a não ser no sentido de se observar comportamentos indesejados para evitar
brigas, passou a despertar o interesse e os estudos de pesquisadores.
Este é o caso da professora Cristiane Vianna Guzzoni, do curso de educação
física da Universidade Metodista de São Paulo. Em sua tese de mestrado na Universidade de
Campinas, em 1998, ela abordou o tema A dimensão simbólica do recreio na escola
de 1º grau: uma análise a partir das práticas cotidianas. Em seu trabalho, a
professora estuda o recreio e o significado cultural das atividades vivenciadas
nesse período, tanto pelos alunos quanto pelas demais pessoas que integram a
escola. Ao observar recreios e entrevistar diferentes personagens, como alunos,
professores, funcionários e diretores, em duas escolas, verificou que os
diversos significados atribuídos ao recreio relacionam-se a atividades como:
brincadeiras, lanche, liberdade e até mesmo brigas.
Com essa pesquisa, Cristiane, que é formada em educação física e tem 19 anos
de experiência no magistério, da educação infantil ao ensino superior, pretendia
atribuir um significado para o recreio na escola de ensino fundamental de 1º ao
5º ano (1ª à 4ª série). Ela verificou, no entanto, que tal objetivo era
impossível, pois as pessoas possuem diferentes maneiras de ver as coisas e
interpretá-las. “A pesquisa demonstrou que crianças e adultos possuem concepções
diferentes sobre o recreio, e isto irá interferir enormemente nos significados
que ambos irão atribuir a este período do cotidiano escolar”, salienta.
Para ela , o recreio é importante e fundamental em todos os níveis de ensino,
inclusive para os professores. “O importante é não entender o recreio apenas
como um momento para suprir necessidades básicas - comer, ir ao banheiro etc. O
recreio é importante porque tenho que ter um momento onde possa
con-viver”, acredita. Cristiane diz que tem verificado, em algumas
escolas, a restrição do espaço físico para as vivências de recreio, o que tem
provocado a realização de recreios separados: cada turma sai para o recreio,
lancha e retorna para a sala sem o contato com outras salas. “Esse parece ser,
para mim, um grande equívoco das escolas, que em função da ‘organização’ impedem
que as crianças estabeleçam a convivência”, argumenta a professora. “Mais do que
indicar atividades para os períodos de recreio, as escolas devem garantir a
possibilidade das crianças vivenciarem este espaço com qualidade”, defende.
Em sua opinião, o fato de a escola oferecer alguma possibilidade de vivência
durante o recreio poderá ser positivo, desde que o aluno não seja obrigado ou
dirigido para a atividade. “Qualquer possibilidade que o aluno tenha de
exercitar sua criatividade, de demonstrar suas potencialidades e de vivenciar o
convívio com o outro é positiva, desde que seja por opção”, enfatiza. De acordo
com Cristiane, é um equívoco pensar que quem oferece a criatividade é a escola,
pois sua pesquisa demonstrou que por mais árido que fosse o espaço da escola, as
crianças sempre tinham uma saída criativa. ”Muitas vezes as pedras, as folhas de
árvores e até os pilares do pátio eram usados como elementos nas brincadeiras”,
ressalta.
Em sua visão, pensar em recreios criativos deve remeter à possibilidade das
crianças exercitarem sua criatividade nas mais diferentes situações. Nesse
sentido, explica que o oferecimento de instrumentos, elementos e propostas pode
colaborar muito para que essa vivência seja lúdica e criativa. Porém, argumenta:
“nada será mais significativo do que oferecer a possibilidade dos alunos optarem
e, principalmente, terem espaço físico e liberdade para propor suas ações. Sem
esquecer, é claro, que o não fazer deve ser uma das escolhas
possíveis”.
(Fátima Schenini)
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti o recreio vem ganhando elementos especiais, planejamento das professoras responsáveis.
Para garantir momentos de brincadeiras no pátio, as professoras tem planejado e organizado os momentos de recreio de diversas maneiras a partir de diversos materiais e as crianças estão adorando.
A partir destas intervenções temos evitado que elas fiquem apenas correndo pelo pátio correndo o risco de se machucarem.
Confiram alguns registros.
Brinquedos de casinha e bonecas...
Em um dia de vento forte, brinquedos que voam...
Pneus. Estes fizerem o maior sucesso!
Labirintos... que aventura!
Cama de Gato!!! As crianças ficaram fascinadas pela a aventura.
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