O que é ler na Educação Infantil
É poder aproximar as crianças de algo que elas, na sua maioria, já conhecem, que lhes proporciona em geral experiências divertidas e gratificantes e que faz parte de sua vida cotidiana.
Implica uma construção de significados que não estão no texto, mas são construídos pelo leitor. Só é possível construir significados a partir do outro e este outro pode ser o autor do texto lido e aquele que lê, que atribui um sentido ao que é lido.
A criança aprende, entre outras coisas:
- Para que serve ler;
- O que pode e o que não pode ser lido;
- As condições que um texto deve possuir para que se possa lê-lo;
- As relações que se estabelecem entre o escrito e o ilustrado;
- As diferentes formas de ler – em voz alta, em silêncio, para si mesmo, para outro
- As diferentes formas de ter acesso a um texto - autonomamente, através de um leitor competente;
- Os elementos que compõem o texto (letras, palavras, signos lingüísticos) e sua utilidade;
- O uso do escrito e da leitura na vida cotidiana.
O papel da leitura na formação das crianças
- Despertar o prazer para a leitura;
- Aproximar a criança da cultura escrita;
- Ampliar suas experiências leitoras e seu repertório literário;
- Elevar a auto estima;
- Melhorar sua linguagem através do texto lido, uma linguagem mais elaborada;
- Aguçar a curiosidade, levar a criança ao mundo da fantasia.
As crianças desde muito pequenas revelam seu fascínio pelos livros de histórias, querem pegar, observam as ilustrações, arriscam até a ler a partir do que estão vendo.
Um profundo encantamento pelo mundo das histórias.
Assim é no CEI. A cada dia, as histórias vem ganhando espaço nos planejamentos das professoras e as crianças se apropriando mais e mais do mundo da leitura e escrita.
A partir das histórias lidas, muitas atividades vem surgindo. A turma do Gato, a partir da história Viviana, a rainha do pijama fez o Dia do Pijama no CEI e as crianças se divertiram.
A turma do Cachorrinho apresentou um teatro a partir de uma história trabalhada em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário