domingo, 30 de outubro de 2011

Letra cusiva na Pré-escola?

   
Esta é uma questão que perpassa a prática dos professores da pré-escola, principalmente as que estão com crianças de 2º período.
Mas pensando em crianças de 04 e 05 anos...
Vamos ao conceito do dicionário para entendermos melhor o que é letra cursiva:

 “cursivo é forma de letra manuscrita, miúda e ligeira;
adj. que a pena faz correndo‚ pelo papel, letra cursiva;
escrita cursiva; ligeiro, executado sem esforço.”

Imaginem nossas crianças fazendo letra miúda, ligeira e sem esforço.
Será mesmo que as crianças dão conta? Ou será que o professor exige mesmo esforço, cópia, treino?
Mas este é apenas um lado da discussão, afinal estamos apenas levantando questões sobre o tipo de letra usar. Mas se estamos pensando na letra, não seria mais importante pensar na escrita e como a criança a representa? O que está em jogo, o tipo de letra ou a escrita? Afinal nossas crianças estão descobrindo as possibilidades de ser representar a fala e por isso ávida ao registro, mas o foco de nosso trabalho não pode ser a letra e sim a escrita e esta na sua forma, no seu desenho, é produto de um processo de experimentação, vivência, conhecimento sobre as coisas que estão no mundo. Então, escrever é escrever o que se pensa, sente, deseja, inventa, comunica, cria... com os diferentes gêneros do discurso e tipos de texto.
Agora vamos pensar no registro em letra CAIXA ALTA, MAIÚSCULA. A criança nesta fase escolar está em pleno desenvolvimento e os músculos das mãos estão se formando, por isso é tão difícil o exercício da letra cursiva, exige muito esforço, dói a mão. Porém com a letra de imprensa o traço é mais fácil, um desenho.
“É com a letra de imprensa que as crianças têm um maior contato desde cedo,
em jornais e revistas, o que resulta em uma elaboração
de hipóteses sobre a escrita muito precocemente.
O traçado é simples, dando a criança liberdade ao ato de escrever,
favorecendo a percepção das unidades e diminuindo o esforço motor.”

E mais uma questão: os pais...
“Os pais querem que os filhos escrevam com letra cursiva”,
“Os pais ensinam a letra cursiva”, Os pais...
Os pais precisam saber o que as crianças estão aprendendo, como estão aprendendo, suas descobertas e avanços e porque não trabalhamos com a letra CAIXA ALTA na pré-escola.
Assim, deixo um trecho para iluminar nossa concepção de educação:

O bonito da verdadeira educação é ser um caleidoscópio: a diferença a todo instante é seu charme e beleza; cada momento revela algo de novo e surpreendente. A educação deve formar pessoas diferentes, não clones, réplicas intelectuais. Ao lidar com crianças, é preciso ter em mente que elas são seres individuais e únicos, bem como que “na Educação se propõe, e não se impõe”. O importante é compreender o que está escrito. Se for estabelecida uma comunicação entre professor e aluno, a finalidade da escrita estará cumprida.
 

Cagliari, 1999.
Outras referências:

Um comentário:

Sheila disse...

Realmente é impressionante a vontade dos pais em ver o filho escrevendo com letra cursiva! Sempre que encontrei esses pais ansiosos, mostrei a eles o caminho que a crianças 'percorre' para escrever algo. E eles ficam tão encantados com a evolução, que nem se preocupam mais com a letra cursiva. Tudo a seu tempo!