sábado, 16 de junho de 2012

Leitura para Professores, supervisores, diretoras

Uma leitura de referência para a Primeira Infância
A obra Educação de bebés em infantários aborda o movimento High/Scope. Este movimento defende que para bebés e crianças pequenas, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens desenvolvem-se através da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança com os que lhe prestam cuidados.

O movimento High/Scope diz ainda que o apoio para esta realidade é dado pelo trabalho em equipe dos adultos responsáveis pela educação, num ambiente envolvente com programas e rotinas centradas na criança.
“Na abordagem High/Scope as crianças constroem uma compreensão própria do mundo através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias. Este princípio tem como base as teorias construtivistas de Piaget e de outros psicólogos do desenvolvimento. Esta abordagem sugere que todas as crianças – quer sejam bebés ou crianças em idade pré-escolar ou do ensino primário; crianças com… dificuldades de aprendizagem ou inteligência acima da média – aprendem activamente. Adquirem conhecimento experimentando activamente o mundo à sua volta – escolhendo, explorando, manipulando, praticando, transformando, fazendo experiências. Amplitude e a profundidade da compreensão que a criança tem do mundo está em constante mudança e expande-se como resultado das suas interacções do dia-a-dia…”
Amy Powell, 1991


Esta obra faz evidencia a história da abordagem High/Scope nos primeiros anos de vida, e descreve os princípios orientadores da abordagem a bebés e crianças do High/Scope, sendo eles:
- Aprendizagem Activa;
- Interacção Adulto–Criança;
- Ambiente Físico;
- Horários e Rotinas;
- Observação da Criança.

Nenhum comentário: