Figura
Humana
“Uma
das primeiras figuras, talvez a mais importante para a criança, é a figura humana. Como todas as outras,
ela é fruto de um percurso, de uma evolutiva que nasce com as primeiras formas,
as moléculas do desenho que se apresentará cada vez mais complexo.”[1]
Justificativa:
Normalmente as crianças do grupo 4, costumam nos entregar
seus desenhos e ainda que não desenhem convencionalmente nos entregam contando
que fizeram uma pessoa, seus pais, personagens conhecidos, cachorros, etc. Com
este grupo, não é diferente, todos realizam constantemente uma pesquisa gráfica
no papel e também muitas investigações para conseguirem figurar, alguns se
utilizam de alguns traços circulares para fazerem pessoas, outros já se aproximam
de uma figuração, outros apóiam-se em traços bem compridos para mostrarem suas
tentativas.
Neste ínterim também, outras representações também
começam a aparecer como o desenho de carros, castelos, casas, etc.
Todavia, este percurso não se dá espontaneamente, é construído a partir de experiências diversas propiciadas ou não por um adulto.
Acreditamos que esta seqüência pode oferecer oportunidades de ampliação da representação humana e de experimentação de diferentes formas de desenhar suas primeiras “pessoas”.
Todavia, este percurso não se dá espontaneamente, é construído a partir de experiências diversas propiciadas ou não por um adulto.
Acreditamos que esta seqüência pode oferecer oportunidades de ampliação da representação humana e de experimentação de diferentes formas de desenhar suas primeiras “pessoas”.
Objetivos
Didáticos:
· Apresentar
problemas que a criança deverá resolver de diferentes modos: fazendo, pensando,
experimentando, afirmando, perguntando, ampliando assim sua pesquisa em relação
a figuração humana.
· Ampliar
as possibilidades de representação da figura humana.
O
que as crianças podem aprender:
*Experimentar novos modos de
estruturar seu desenho e de figurar.
*Conhecer a diversidade de
materiais usados para desenhar.
*Buscar soluções gráficas para
os problemas que lhes serão apresentados nas atividades de interferência humana
(partes do corpo já previamente coladas)
*Reconhecer a diversidade nos
modos de estruturar a figura humana, e aprender com isso, buscando modelos e
inspiração para o próprio desenho.
Sequência
Prevista:
1- Metade superior do corpo
(Papel A3/ chão)
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2- Cabeça sem rosto /só
cabelo e cortonos (Cartolina colorida / parede)
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3- Cabeça (grande) colada no
papel craft estreito/ parede
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4- Cabeça e pés colados nos
respectivos lugares (sulfite A4/mesa)
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5- Meio corpo cortado na
vertical (sulfite A3/mesa)
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6- Camisa ou vestido colado
(papel criative paper/ mesa)
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7- Metade inferior do
corpo(Sulfite A4/mesa)
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8- Meio rosto cortado na
vertical (sulfite A4/mesa)
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9- Biquínis e sungas colados
lado a lado (Papel A3/ parede)
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10- Calça de papel camurça
colada (sulfite colorido/ mesa)
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11- Rostos com diferentes
cabelos colados (papel A3/ mesa)
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12- Somente chapéu (papel
canson/ mesa)
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13- Somente círculo (papel
camurça/ mesa)
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14- Vestido de princesa e
roupa de herói para completar (sulfite A4 com moldura/ mesa)
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15- Roupas já previamente
recortadas para colar e depois completar (color set colorido/mesa)
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16- Fotos dos rostos das
próprias crianças para pasta (parede/ sulfite A3)
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17- Roda para apreciação de
suas próprias produções (previamente selecionadas) seguida de desenho de
figura humana “livre”.
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18- Papéis achatados e
estreitos sugeridos anões, gigantes ou gordos e magros (mesas)
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19- Modelo vivo- Uma criança
se fantasia e as outras desenham
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20- Apreciar obras de artistas
que retratam a figura humana e em seguida desenhar inspirados nesta
apreciação (papel canson com moldura feita no computador/ mesas)
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21- Selecionar o desenho de
uma criança e fazer uma interferência para o grupo pensar outras soluções
(papel lumipaper/ mesa)
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22- Repetir proposta anterior
porém com desenho de duas crianças (meia cartolina/ mesa)
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23- Fazer contorno dos
colegas no papel craft no chão
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24- Completar desenho
contorno feito anteriormente com outros detalhes. (parede)
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25- Desenho de figura humana
no sulfite, seguido de comparação com as primeiras produções.
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Orientações:
· Durante
a seqüência oferecer também folhas com outras interferências como metade carro,
vaso, bolsa colada, sapatos, paisagens.
· Garantir
durante as AD’s e também em atividades coletivas momentos em que as crianças
desenhem sem nenhum tipo de interferência e intervenção.
· Priorizar
o uso de caneta futura ou caneta hidrográfica para desenhar, no entanto também
garantir o uso de lápis preto, lápis carvão, giz pastel e lápis de cor.
Referências
para elaboração desta seqüência:
Autoria: Lucila de Almeida
- Rotas de Aprendizagem-
Orientação da Prática Educativa- Módulo 4- Programa ADI- Magistério/ Secretaria
Municipal de Educação- Fundação Vanzolini.
- Referencial curricular nacional para a educação
infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília; MEC/SEF, 1998 – 3 volume.
[1] - AUGUSTO, Silvana – Rotas de Aprendizagem- Orientação
da Prática Educativa- Módulo 4- Programa ADI- Magistério/ Secretaria Municipal
de Educação- Fundação Vanzolini.
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