domingo, 16 de março de 2014

O desenho da figura humana

Figura Humana
            “Uma das primeiras figuras, talvez a mais importante para a criança, é a figura humana. Como todas as outras, ela é fruto de um percurso, de uma evolutiva que nasce com as primeiras formas, as moléculas do desenho que se apresentará cada vez mais complexo.”[1]

Justificativa:
Normalmente as crianças do grupo 4, costumam nos entregar seus desenhos e ainda que não desenhem convencionalmente nos entregam contando que fizeram uma pessoa, seus pais, personagens conhecidos, cachorros, etc. Com este grupo, não é diferente, todos realizam constantemente uma pesquisa gráfica no papel e também muitas investigações para conseguirem figurar, alguns se utilizam de alguns traços circulares para fazerem pessoas, outros já se aproximam de uma figuração, outros apóiam-se em traços bem compridos para mostrarem suas tentativas.
Neste ínterim também, outras representações também começam a aparecer como o desenho de carros, castelos, casas, etc.
Todavia, este percurso não se dá espontaneamente, é construído a partir de experiências diversas propiciadas ou não por um adulto.
Acreditamos que esta seqüência pode oferecer oportunidades de ampliação da representação humana e de experimentação de diferentes formas de desenhar suas primeiras “pessoas”.
Objetivos Didáticos:
·  Apresentar problemas que a criança deverá resolver de diferentes modos: fazendo, pensando, experimentando, afirmando, perguntando, ampliando assim sua pesquisa em relação a figuração humana.
·  Ampliar as possibilidades de representação da figura humana.
O que as crianças podem aprender:
*Experimentar novos modos de estruturar seu desenho e de figurar.
*Conhecer a diversidade de materiais usados para desenhar.
*Buscar soluções gráficas para os problemas que lhes serão apresentados nas atividades de interferência humana (partes do corpo já previamente coladas)
*Reconhecer a diversidade nos modos de estruturar a figura humana, e aprender com isso, buscando modelos e inspiração para o próprio desenho.
Sequência Prevista:
1- Metade superior do corpo (Papel A3/ chão)
2- Cabeça sem rosto /só cabelo e cortonos (Cartolina colorida / parede)
3- Cabeça (grande) colada no papel craft estreito/ parede
4- Cabeça e pés colados nos respectivos lugares (sulfite A4/mesa)
5- Meio corpo cortado na vertical (sulfite A3/mesa)
6- Camisa ou vestido colado (papel criative paper/ mesa)
7- Metade inferior do corpo(Sulfite A4/mesa)
8- Meio rosto cortado na vertical (sulfite A4/mesa)
9- Biquínis e sungas colados lado a lado (Papel A3/ parede)
10- Calça de papel camurça colada (sulfite colorido/ mesa)
11- Rostos com diferentes cabelos colados (papel A3/ mesa)
12- Somente chapéu (papel canson/ mesa)
13- Somente círculo (papel camurça/ mesa)
14- Vestido de princesa e roupa de herói para completar (sulfite A4 com moldura­/ mesa)
15- Roupas já previamente recortadas para colar e depois completar (color set colorido/mesa)
16- Fotos dos rostos das próprias crianças para pasta (parede/ sulfite A3)
17- Roda para apreciação de suas próprias produções (previamente selecionadas) seguida de desenho de figura humana “livre”.
18- Papéis achatados e estreitos sugeridos anões, gigantes ou gordos e magros (mesas)
19- Modelo vivo- Uma criança se fantasia e as outras desenham
20- Apreciar obras de artistas que retratam a figura humana e em seguida desenhar inspirados nesta apreciação (papel canson com moldura feita no computador/ mesas)
21- Selecionar o desenho de uma criança e fazer uma interferência para o grupo pensar outras soluções (papel lumipaper/ mesa)
22- Repetir proposta anterior porém com desenho de duas crianças (meia cartolina/ mesa)
23- Fazer contorno dos colegas no papel craft no chão
24- Completar desenho contorno feito anteriormente com outros detalhes. (parede)
25- Desenho de figura humana no sulfite, seguido de comparação com as primeiras produções.
Orientações:
· Durante a seqüência oferecer também folhas com outras interferências como metade carro, vaso, bolsa colada, sapatos, paisagens.
· Garantir durante as AD’s e também em atividades coletivas momentos em que as crianças desenhem sem nenhum tipo de interferência e intervenção.
·  Priorizar o uso de caneta futura ou caneta hidrográfica para desenhar, no entanto também garantir o uso de lápis preto, lápis carvão, giz pastel e lápis de cor.
Referências para elaboração desta seqüência:
   Autoria: Lucila de Almeida
- Rotas de Aprendizagem- Orientação da Prática Educativa- Módulo 4- Programa ADI- Magistério/ Secretaria Municipal de Educação- Fundação Vanzolini.
- Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília; MEC/SEF, 1998 – 3 volume.

[1] - AUGUSTO, Silvana – Rotas de Aprendizagem- Orientação da Prática Educativa- Módulo 4- Programa ADI- Magistério/ Secretaria Municipal de Educação- Fundação Vanzolini.