segunda-feira, 31 de março de 2014

A Criança e a Natureza



Interagir, observar, manipular, experimentar, questionar e alterar são ações praticadas, o tempo todo, pelas crianças, desde muito cedo, na relação que estabelecem com a natureza. Dependendo das vivências que lhe são oportunizadas, relacionam-se de forma cada vez mais harmoniosa com a natureza, conhecendo-a e respeitando-a. 
A criança precisa ser instigada em sua curiosidade e orientada a conhecer e atuar melhor no mundo em que habita, vivenciando, experimentando e buscando respostas para seus questionamentos em relação aos mistérios e fenômenos naturais.  Assim, desde pequenos, precisamos incentivá-los a descobrir e desbravar o mundo à sua volta; a se proteger cuidando de si, do outro e do planeta; a conhecer e transitar em espaços e regiões diversas; a compreender a nossa e as demais espécies, animais e vegetais, bem como os fenômenos físicos e químicos.
Proposta Curricular da Educação Infantil.

As crianças do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti a partir da proposta de trabalho da professora Regente II Márcia Luziana, vivenciou diversas experiências envolvendo um dos elementos de nossa natureza: a água.

O trabalho foi planejado a partir da Proposta Curricular da Educação Infantil para as turmas do Maternal I e 2º Períodos tendo como principal objetivo:
  • Ampliar as possibilidades de ação e compreensão sobre o mundo que a cerca, tendo acesso ao conhecimento sobre o mundo natural, a partir de sua curiosidade e através das brincadeiras e práticas sociais vivenciadas;


Objetivo (s)

Materiais e espaço utilizados
Desenvolvimento da atividade
Produção das crianças 
. Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas  utilidades.

. Compreender o ciclo da água.

. Conhecer os estados físicos da água.
















Espaços:

Sala
Refeitório

Área externa

Materiais:

Folha A 4
colorida, cartolina,  lápis de cor, tinta, palitos.
Gelo, água, mangueira,
fogão, chaleira, prato.
. História: O Mundinho Azul e a Gota de Cristal

.Observação do Ciclo da água.

. Desenho  sobre o ciclo da água.

. Experiências sobre o estado físico da Água: sólido, líquido e gasoso.

. Observação do Arco- íris, gelo.

. Músicas

.Vídeo que abordam o tema: A turma da Clarinha e o ciclo da água.

. Paródia: Água  aguinha.
. Relatos sobre a experiência.

. Utilidades da água: produção de suco.
. Registro sobre o Ciclo da água, arco- íris.

. Registro sobre a história A Gota Cristal.

. Fotos






A partir da proposta de trabalho da professora e das atividades desenvolvidas, as crianças vivenciaram as seguintes experiências:
  • Registrar o trabalho realizado;
  • Observar fenômenos naturais: arco íris, gelo transformando-se em água, vapor;
  • Realizar e vivenciar experimentos e misturas tais como: produção de suco;
  • Elaborar perguntas, questões relativas ao mundo físico e natural;
  • Assistir a filmes relativos ao mundo físico e natural;
  • Compartilhar conhecimentos com colegas;
  • Sistematizar os conhecimentos construídos em cartazes, desenhos;
  • Sentir-se parte da natureza;
  • Registrar suas descobertas e observações por meio de diversas linguagens;
  • Observar;
  • Comparar;
  • Avaliar;
  • Questionar;
  • Concluir.
Alguns registros:
Desenhos sobre o Ciclo da água - Turmas do 2º Período
História A Gota de Cristal - Turma da Abelhinha
Maternal I
Utilidades da água: produção de suco
2º Período - Turma da Girafa
2º Período - Turma do Cachorrinho
Vídeo: A turma da Clarinha 
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
Estados físicos da água
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
Observação do Arco íris e gelo
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
História: O mundinho Azul e a Gota de Cristal
Turma do Maternal I - Abelhinha
Parabéns à professora Márcia pelo trabalho realizado e às crianças das turmas da Abelhinha, Girafa e Cachorrinho.

* Proposta Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima.

Nenhum comentário: