domingo, 16 de março de 2014

Sobre o desenho infantil

Oportunizar e valorizar as produções das crianças pequenas ainda é um grande desafio para muitos professores da Educação Infantil. Muitos ainda se prendem ao que é belo, às formas perfeitas. 
Entender o percurso criador da criança é essencial para a valorização das produções. Os primeiros rabiscos, as primeiras linhas, as linhas fechadas, as primeiras figuras, o início da organização espacial do desenho, os detalhes, cada coisa no seu tempo, evoluindo a partir do repertório do mundo, da sala, dos livros, revistas... 
É preciso acreditar que as crianças são capazes de muito mais que colorir um desenho pronto. 
Pensando nisso, deixo uma sequência de trabalho com o desenho que descobri em minhas andanças pela net.

A produção gráfica
Indicação
Esta seqüência é indicada para crianças que já produzem uma marca gráfica, mas não necessariamente representam algo por meio de traços.
Justificativa
Para muitas crianças, desenhar não é representar algo. Muitos adultos insistem em perguntar o que foi desenhado, procurando atribuir um nome à produção, mas uma análise da marca gráfica revela que, por trás dos rabiscos, há um grande investimento na pesquisa gráfica, na busca de formas de riscar a superfície, de combinar cores, de ocupar o espaço com garatujas mais ou menos ordenadas.
Objetivo
Apresentar diferentes suportes, meios e instrumentos para desenho, criando problemas cuja solução exigirá da criança uma maior pesquisa gráfica e ampliação dos modos de produzir garatujas. 
O que se espera que as crianças aprendam
  • Apropriar-se de procedimentos elementares de uso e conservação de materiais, tais como guardar as canetas com tampas, apontar lápis etc.
  • Apropriar-se de alguns suportes bidimensionais, tais como papel e papelão.
  • Conhecer a diversidade de materiais usados para desenhar.
  • Observar a própria produção e a de outras crianças, bem como outras imagens, e aprender com essa interação.
  • Explorar as possibilidades gráficas dos elementos constituintes da linguagem visual, tais como o ponto, a linha, a forma e a cor.
  • Experimentar e conquistar modos próprios de rabiscar e de ordenar formas e cores em diferentes disposições espaciais.
  • Expressar-se por meio da linguagem dos gestos gráficos.
  • Criar hábitos, preferências e jeitos próprios de desenhar e colorir.
  • Adquirir gosto pelo desenhar e divertir-se com a atividade na interação com seus pares.
Orientações importantes
Observe o tamanho do suporte em função do tipo de riscante que a criança vai utilizar: lápis de cor de ponta fina, por exemplo, não deslizam tão bem quanto canetas, por isso é mais difícil ocupar amplos espaços com eles; neste caso, prepare um suporte menor, como meia folha ou um quarto de folha de sulfite.
Crie continuidade no uso de alguns materiais, para que as crianças possam se apropriar de seu uso. Prefira materiais que risquem melhor a superfície, evitando materiais mais duros, como lápis de cor ou alguns tipos de giz de cera. Na falta de canetas, substitua-as por outros riscantes macios, como giz de lousa molhado e giz pastel, entre outros.
Sequência possível de atividades 
 Atividade 1
Desenhar preferencialmente com canetinhas hidrocor coloridas sobre papel sulfite, ou com material substitutivo. 
Atividade 2
Desenhar com giz de cera em uma folha sulfite. 
Atividade 3
Desenhar com canetinhas coloridas e giz de cera em uma folha de papel sulfite. 
Atividade 4
Desenhar com canetinhas coloridas e giz de cera em papel em sulfite de formato variado, desestabilizando padrões rígidos de ocupação do espaço. Repetir a atividade anterior sobre um novo formato de papel. 
Atividade 5
Desenhar com canetinhas finas, do tipo esferográfica, em papéis de tamanho pequeno e médio, de formato retangular. 
Atividade 6
Desenhar com materiais disponíveis, de acordo com a escolha da criança. 
Atividade 7 
Desenhar com canetinhas coloridas em papéis de tamanho pequeno e médio, de formato circular. 
Atividade 8
Desenhar novamente com os materiais disponíveis, de acordo com a escolha da criança. 
Atividade 9
Observar as produções, em um painel organizado pelo educador, com as atividades selecionadas pelas crianças dentro da série produzida até o momento. 
Atividade 10 
Desenhar com canetinhas coloridas em papéis de tamanho médio e pequeno, partindo de interferência gráfica criada por um recorte de papel colorido colado no centro da folha. 
Atividade 11 
Repetir a atividade anterior em relação a uma nova gráfica, utilizando uma folha sulfite com um recorte redondo no centro. 
Atividade 12 
Em roda, observar os desenhos dos colegas e conversar sobre o modo como desenharam. Em seguida, desenhar utilizando materiais diversificados. 
Atividade 13 
Em roda, observar reproduções de artistas que tenham trabalhado de forma parecida com a das crianças e conversar sobre o modo como podem ter feito aquilo. Em seguida, desenhar utilizando materiais diversificados. 
Atividade 14 
Desenhar um objeto (dentro de um tema relacionado com o que as crianças estão pesquisando no momento, como, por exemplo, filhotes, um bichinho de jardim, formigas etc.) que as crianças possam observar de perto. 
Atividade 15 
Repetir a atividade inicial, comparar a produção final com a primeira e apreciar o percurso da criança.

Fonte: Prefeitura de São Paulo. ADI Magistério. Orientação da prática educativa. Módulo 4- pp. 93 a 96.

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