Oportunizar e valorizar as produções das crianças pequenas ainda é um grande desafio para muitos professores da Educação Infantil. Muitos ainda se prendem ao que é belo, às formas perfeitas.
Entender o percurso criador da criança é essencial para a valorização das produções. Os primeiros rabiscos, as primeiras linhas, as linhas fechadas, as primeiras figuras, o início da organização espacial do desenho, os detalhes, cada coisa no seu tempo, evoluindo a partir do repertório do mundo, da sala, dos livros, revistas...
Entender o percurso criador da criança é essencial para a valorização das produções. Os primeiros rabiscos, as primeiras linhas, as linhas fechadas, as primeiras figuras, o início da organização espacial do desenho, os detalhes, cada coisa no seu tempo, evoluindo a partir do repertório do mundo, da sala, dos livros, revistas...
É preciso acreditar que as crianças são capazes de muito mais que colorir um desenho pronto.
Pensando nisso, deixo uma sequência de trabalho com o desenho que descobri em minhas andanças pela net.
A produção gráfica
Pensando nisso, deixo uma sequência de trabalho com o desenho que descobri em minhas andanças pela net.
A produção gráfica
Esta seqüência é indicada para crianças que já produzem uma
marca gráfica, mas não necessariamente representam algo por meio de traços.
Justificativa
Para muitas crianças, desenhar não é representar algo.
Muitos adultos insistem em perguntar o que foi desenhado, procurando atribuir
um nome à produção, mas uma análise da marca gráfica revela que, por trás dos
rabiscos, há um grande investimento na pesquisa gráfica, na busca de formas de
riscar a superfície, de combinar cores, de ocupar o espaço com garatujas mais
ou menos ordenadas.
Objetivo
Apresentar diferentes suportes, meios e instrumentos para
desenho, criando problemas cuja solução exigirá da criança uma maior pesquisa
gráfica e ampliação dos modos de produzir garatujas.
O que se espera que as crianças aprendam
O que se espera que as crianças aprendam
- Apropriar-se de procedimentos elementares de uso e conservação de materiais, tais como guardar as canetas com tampas, apontar lápis etc.
- Apropriar-se de alguns suportes bidimensionais, tais como papel e papelão.
- Conhecer a diversidade de materiais usados para desenhar.
- Observar a própria produção e a de outras crianças, bem como outras imagens, e aprender com essa interação.
- Explorar as possibilidades gráficas dos elementos constituintes da linguagem visual, tais como o ponto, a linha, a forma e a cor.
- Experimentar e conquistar modos próprios de rabiscar e de ordenar formas e cores em diferentes disposições espaciais.
- Expressar-se por meio da linguagem dos gestos gráficos.
- Criar hábitos, preferências e jeitos próprios de desenhar e colorir.
- Adquirir gosto pelo desenhar e divertir-se com a atividade na interação com seus pares.
Orientações importantes
Observe o tamanho do suporte em função do tipo de riscante
que a criança vai utilizar: lápis de cor de ponta fina, por exemplo, não
deslizam tão bem quanto canetas, por isso é mais difícil ocupar amplos espaços
com eles; neste caso, prepare um suporte menor, como meia folha ou um quarto de
folha de sulfite.
Crie continuidade
no uso de alguns materiais, para que as crianças possam se apropriar de seu
uso. Prefira materiais que risquem melhor a superfície, evitando materiais mais
duros, como lápis de cor ou alguns tipos de giz de cera. Na falta de canetas,
substitua-as por outros riscantes macios, como giz de lousa molhado e giz
pastel, entre outros.
Sequência possível de atividades
Atividade 1
Desenhar preferencialmente com canetinhas hidrocor coloridas
sobre papel sulfite, ou com material substitutivo.
Atividade 2
Atividade 2
Desenhar com giz de cera em uma folha sulfite.
Atividade 3
Atividade 3
Desenhar com canetinhas coloridas e giz de cera em uma folha
de papel sulfite.
Atividade 4
Atividade 4
Desenhar com canetinhas coloridas e giz de cera em papel em
sulfite de formato variado, desestabilizando padrões rígidos de ocupação do
espaço. Repetir a atividade anterior sobre um novo formato de papel.
Atividade 5
Atividade 5
Desenhar com canetinhas finas, do tipo esferográfica, em
papéis de tamanho pequeno e médio, de formato retangular.
Atividade 6
Atividade 6
Desenhar com materiais disponíveis, de acordo com a escolha
da criança.
Atividade 7
Desenhar com canetinhas coloridas em papéis de tamanho pequeno e médio, de formato circular.
Atividade 8
Desenhar novamente com os materiais disponíveis, de acordo com a escolha da criança.
Atividade 9
Observar as produções, em um painel organizado pelo educador, com as atividades selecionadas pelas crianças dentro da série produzida até o momento.
Atividade 10
Desenhar com canetinhas coloridas em papéis de tamanho médio e pequeno, partindo de interferência gráfica criada por um recorte de papel colorido colado no centro da folha.
Atividade 11
Repetir a atividade anterior em relação a uma nova gráfica, utilizando uma folha sulfite com um recorte redondo no centro.
Atividade 12
Em roda, observar os desenhos dos colegas e conversar sobre o modo como desenharam. Em seguida, desenhar utilizando materiais diversificados.
Atividade 13
Em roda, observar reproduções de artistas que tenham trabalhado de forma parecida com a das crianças e conversar sobre o modo como podem ter feito aquilo. Em seguida, desenhar utilizando materiais diversificados.
Atividade 14
Desenhar um objeto (dentro de um tema relacionado com o que as crianças estão pesquisando no momento, como, por exemplo, filhotes, um bichinho de jardim, formigas etc.) que as crianças possam observar de perto.
Atividade 15
Repetir a atividade inicial, comparar a produção final com a primeira e apreciar o percurso da criança.
Atividade 7
Desenhar com canetinhas coloridas em papéis de tamanho pequeno e médio, de formato circular.
Atividade 8
Desenhar novamente com os materiais disponíveis, de acordo com a escolha da criança.
Atividade 9
Observar as produções, em um painel organizado pelo educador, com as atividades selecionadas pelas crianças dentro da série produzida até o momento.
Atividade 10
Desenhar com canetinhas coloridas em papéis de tamanho médio e pequeno, partindo de interferência gráfica criada por um recorte de papel colorido colado no centro da folha.
Atividade 11
Repetir a atividade anterior em relação a uma nova gráfica, utilizando uma folha sulfite com um recorte redondo no centro.
Atividade 12
Em roda, observar os desenhos dos colegas e conversar sobre o modo como desenharam. Em seguida, desenhar utilizando materiais diversificados.
Atividade 13
Em roda, observar reproduções de artistas que tenham trabalhado de forma parecida com a das crianças e conversar sobre o modo como podem ter feito aquilo. Em seguida, desenhar utilizando materiais diversificados.
Atividade 14
Desenhar um objeto (dentro de um tema relacionado com o que as crianças estão pesquisando no momento, como, por exemplo, filhotes, um bichinho de jardim, formigas etc.) que as crianças possam observar de perto.
Atividade 15
Repetir a atividade inicial, comparar a produção final com a primeira e apreciar o percurso da criança.
Fonte: Prefeitura
de São Paulo. ADI Magistério. Orientação da prática educativa. Módulo 4- pp. 93 a 96.
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