terça-feira, 25 de março de 2014

O desenho na Educação Infantil

Compartilho com você um texto do livro O desenho na Educação Infantil de Rosa Iavelberg sobre o trabalho com desenho que traz uma abordagem sobre as possibilidades de trabalho com o desenho a partir de uma história trabalhada.

O desenho conversa com as histórias
O desenho da criança pode ter diversos pontos de partida. Os desenhos autopropostos, ou seja, aqueles em que a criança escolhe temas e materiais, muitas vezes podem ser motivados por uma situação que antecedeu sua execução.  Por exemplo, o professor conta para a turma a história de Chapeuzinho Vermelho e mostra suas ilustrações. Em seguida, organiza uma atividade de desenho de livre escolha. Muitas crianças costumam desenhar, movidas pela história recém-contada, Chapeuzinhos Vermelhos, lobos, bolos, caçadores etc. O professor pode anunciar a tarefa para que se lembrem da história e, em seus desenhos, contem o que quiserem do que viram e escutaram. Essa proposta é indicada para crianças que já simbolizam.   
Ele pode, ainda, oferecer material para alguma intervenção relacionada com a história, de modo que a criança tenha outro tipo de desafio, desenvolvendo suas competências na resolução de problemas. Exemplo: fornecer imagens fotocopiadas  e recortadas da história contada. Cada criança escolherá apenas uma para colar em seu papel e continuar desenhando. 
É importante que o professor explique o enunciado da tarefa a ser realizada até que todos compreendam. Para que a atividade seja compartilhada, o professor pode irradiar as escolhas de cada um aos demais: "Olhe, fulano escolheu o lobo!" "Ele pegou o caçador. O que será que vai desenhar?"
O exemplo que citamos faz parte de uma diversidade muito grande de propostas que podem ser criadas pelos professores. O importante, sempre, é preservar a natureza da construção e da expressão das crianças.
A tarefa de colar personagens ou figuras das histórias deve ser dada para as crianças que ainda não simbolizam. Os suportes e as imagens podem ser preparados com cola pelo professor, para que a criança faça suas escolhas e cole as imagens no seu suporte.
É interessante também fazer intervenções nas quais se oferece a mesma imagem a ser colada para todas as crianças. Nesse caso, como elas terão um problema similar a resolver, a leitura das diferentes soluções será um aprendizado a mais.

CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti
Relato de experiência

No CEI, as crianças ouvem história todos os dias. É o projeto  Uma História por dia  que contempla todas as turmas, do Berçário ao 2º Período. A Turma do Patinho - 1º Período - com a professora Natália, após ouvirem a história A necessidade fez o sapo pular  da autora Luciene Reto fez uma bela produção de desenho. 
A professora preparou para as crianças a imagem fotocopiada do sapo, personagem principal do texto e colou em uma folha. Após retomar a história com a turma relembrando os os personagens e mostrando novamente as ilustrações do livro, apresentou a proposta de desenho às crianças com a novidade da figura do personagem principal colada na folha. Pediu que as crianças fizesse um desenho da história lida disponibilizando folha e canetinhas coloridas em um pote sobre as mesas. 
 Veja algumas delas:
A professora ficou surpresa com as produções das crianças. 
Fantástico! 
A Turma do Patinho arrasou.
Muitos deles foram capazes de representarem os personagens e seus detalhes, tiveram organização espacial colocando chão, céu, nuvens e sol, utilizaram-se de diferentes cores e em muitos deles é possível ver a sequência de acontecimentos da história.  Ao final as produções ficaram expostas no varal da sala para que todos pudessem vê-las.
Esta é uma turma que vem progredindo bastante em seus desenhos e a intervenção da professora nesta proposta foi fundamental para que as crianças avançassem.
Parabéns professora Natália e crianças da Turma do Patinho.


Fonte: 
Iavelberg, Rosa. 
    O desenho na Educação Infantil. São Paulo: Editora Melhoramentos, pág. 102,103. 2013. (Como eu ensino)

Um comentário:

Unknown disse...

É de emocionar. Parabéns Natália e todos os 'Patinhos"! Tem gente dos "Pintinhos" lá!! Lindos d+++++++++++++.