domingo, 26 de agosto de 2012

Boa leitura.

Olá pessoal,
ao final da leitura do Livro "Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar uma única ação" venho compartilhar minhas impressões.
 
Bom, escolhemos um livro a partir de diversos elementos e esta escolha é pessoal: capa, título, tema, autor, nº de páginas, ilustrações, preço... eu escolhi pela autora: Cisele Ortiz, muito conhecida pelos apaixonados pela Educação Infantil como eu. Referencio também à Maria Teresa, afinal deve ser competente como a Cisele e assim parceiras nesta produção.
Quando descobri na net o livro recém lançado logo comprei, afinal sabia da qualidade da abordagem e não enganei.
Uma bela produção, textos com linguagem clara, objetivos e pontuais no que diz respeito ao trabalho com os bebês.
Socializando alguns trechos:
O espaço do bebê hoje
Relatos da trajetória das creches no Brasil, os sentimentos das famílias em relação à opção de deixar seus filhos na creche, a ideia do jardim de Infância disseminada por Frederich Froebel e os avanços na legislação garantindo esse direito às crianças e famílias brasileiras. 
As primeiras relações - uma questão crucial para o bebê
Neste capítulo aborda as relações dos bebês e inicia com um belo e significativo trecho:
"Quando falamos de bebê, falamos sempre de mais alguém, aquele com quem o bebê está, aquele que para ele olha e que dele ocupa, pois ele é incapaz de sobreviver sozinho. Esta é uma realidade da qual devemos partir para pensar na criança em seus primeiros meses e anos de vida: existe sempre um outro do Bebê."
Sábias palavras, afinal são elas, as professoras que servem como mediadoras na apresentação deste mundo de cores, sabores, aromas, texturas, sons ...
Um alguém de muita importância:
"Este "Alguém" é mais do que aquele que põe e tira o bebê do lugar,
que troca, alimenta, conversa e brinca.
É alguém que tem funções importantes na constituição psíquica
para o desenvolvimento da criança."
No decorrer do texto, aborda a importância da creche na vida do bebê como um elemento que atua na constituição da criança.
A importância do acolhimento ao iniciar a vida fora de casa
"A adaptação deve ser vivida como um momento de transição:
da passagem do conhecido para o tempo de conhecer,
para o tempo de se apropriar do novo, ou seja, tornar seu o que ainda é estranho."
Neste capítulo a abordagem nos dá elementos para pensarmos sobre a forma que estamos acolhendo nossos bebês. O espaço, as expressões, as falas, os objetos de apego, as relações entre pais e educadores.  Nos apresenta etapas e estratégias para tornar este momento mais tranquilo.
Organização dos ambientes para os bebês - o olhar atento
"A importância da organização do ambiente não apenas entendido como espaço físico,
mas humano, que ofereça condições de desenvolvimento para as crianças pequenas,
necessita ser repensada."
Algumas questões são colocadas e nos faz pensar sobre os espaços que temos e como são organizados:
"Seria o espaço apenas um cenário?
De que maneira ele é percebido pelas crianças e pelos adultos?"
 
Finaliza o subcapítulo com um trecho bastante significativo:
"Qualquer que seja o espaço destinado às crianças pequenas,
muito podemos fazer para torná-lo mais confortável e adequado às experiências infantis."
Nas próximas páginas, aborda as especificidades do lugar dos bebês, a concepção que a professora organiza este espaço, como ela o pensa, quais os elementos que o compõe. Aborda também a construção da identidade pessoal das crianças, a importância de promover a competência para chegar à conquista da autonomia, as oportunidades de crescimento através da diversidade de ambientes e estímulos diversos, a sensação de segurança e de confiança através dos diversos desafios planejados no espaço, as oportunidades para contato pessoal e privacidade nos espaços da sala, a decoração a partir da dimensão funcional e física. Apresenta propostas sobre o que deve ter as paredes da sala e o risco de excesso de informação, a integração cuidados/saúde fazendo pontuações importantes sobre os cuidados com a higiene, o bem estar, a troca de fraldas e a relação olho no olho e por fim a importância do contato das crianças com os elementos da natureza para a constituição dos sentidos. Muitas dicas importantes e reais para o trabalho com os pequenos.
Rotina de cada criança, de grupo, de creche - possibilidades de conciliação
Aqui nos fala sobre os desafios dessa adaptação na rotina de modo a atender a todos: crianças, pais e instituição. Relatos de uma rotina nos ajuda a pensar sobre nossas posturas, formas de organização, a maneira como recebemos os pais e crianças e a partir dessa análise pensar:
"Como fazer para construir uma proposta educativa adequada à faixa etária?
O que os educadores precisam saber sobre as crianças pequenas?"
 E os bebês... brincam!
Neste capítulo faz-se uma abordagem sobre o brincar a partir da seguinte indagação: "E os bebês, brincam de quê?". Discute-se as diversas formas de brincadeiras dos bebês e a presença do adulto neste cenário, qual o seu papel e como ele pode ajudar as crianças nesta aventura de descobrir o mundo. Cita objetos importantes ao cenário do brincar, a experimentação, as brincadeiras com água e  ajuda os professores a pensar sobre seus medos em relação às queixas das mães. Reafirma a importância da observação e registro nos momentos da brincadeiras e traz uma série de sugestões sobre espaços e materiais que podem ser trabalhados com os bebês.
E os bebês... falam!
A comunicação oral como construtora do pensamento, da interação com o outro e com a cultura.
Neste traz diferentes contribuições teóricas sobre o a construção da fala. Faz pontuações significativas sobre a importância da interação como base para a construção do pensamento e linguagem, a importância do ambiente rico em interações verbais, ressalta a necessidade dos diálogos individuais com os bebês, uma rotina que garanta tempos para roda de conversas e diálogos e finaliza reafirmando a importância da leitura e dos contos.
Acompanhando as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças
 
Muitas pontuações sobre a necessária tarefa de observar, de avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos bebês. Fala também sobre o papel do coordenador pedagógico como formador de seus professores e da avaliação citando os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil dentre outros.
Sugestão aos professores
Este capítulo fecha com chave de ouro trazendo sugestões aos professores em vários eixos de trabalho com os bebês. São diversas páginas com sugestão de materiais, receitas, suportes, técnicas, músicas, instrumentos musicais, materiais de largo alcance para as brincadeiras, livros de histórias, filmes e livros para estudo, documentos oficiais, revistas, blogs e sites informativos. Tudo para enriquecer ainda mais o repertório de trabalho dos professores de Bebês.
Então, uma boa leitura! 

2 comentários:

Marisete Schmidt disse...

Já tinha visto a indicação do livro aqui pela net, mas acompanhar pelo teu blog me deixou com mais vontade de tê-lo em mãos. Incrivel como ficamos apaixonados pelos livros que falam sobre o que acreditamos... Com certeza essa será minha próxima aquisição! Parabéns Heloíza élas partilhas! Teu blog tá lindo! bjs

Unknown disse...

Olá Marisete,
que bom que vc tem acompanhado e gostado do blog. Compre sim o livro, vc vai gostar muito.
Beijos.