domingo, 9 de setembro de 2012

E agora, CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti

Nossa, muita coisa acontece no contexto de uma instituição de Educação Infantil com 140 crianças de 0 a 05 anos e 65 funcionários. Uma rotina intensa, acolhida, café da manhã, lanche, atividades dentro e fora da sala, almoço, higiene, sono, lanche da tarde, jantar, saída e mais: todo o trabalho dos profissionais para que tudo saia da melhor forma possível. Ufa! Assim é o nosso dia.
“O tempo pode ser uma ponte entre o presente e o futuro. O outro lado da ponte só vai existir se você viver o presente. O tempo só existe em você. É você quem constrói a ponte.”
Bruno Pacheco
Mas é neste contexto que acontecem muitas, muitas coisas. Algumas imagens mostram quanta coisa fizemos e a partir delas quantas coisas as crianças aprenderam.
No final do semestre passado enviamos bilhetes aos pais pedindo algumas sucatas e a partir delas pudemos fazer várias atividades com as crianças. Uma delas foi a criação de móbiles e brinquedos no pátio. Eles adoraram. Contamos com a criatividade e dedicação do nosso zelador Luís, que cuidadosamente preparou tudo. As crianças adoram passar de um lado a outro as peças coloridas, contam, experimentam texturas diferentes, tamanhos, cores. Os brinquedos foram feitos com diferentes tampas de plástico e metal, corda de varal e ganchos de metal para fixar.
 O faz de conta também vem ganhando espaço no CEI. A turma do Patinho descobriu um cantinho especial para suas brincadeiras.
"(...) é no espaço externo que os sentidos são mais requisitados: há luminosidades diferentes, odores diferentes, vento que move os objetos, que afeta o corpo, pássaros, aviões, caminhões que passam, cachorros que latem. Este contato direto com o meio ambiente promove sensações relacionadas à vida cotidiana e que são dificilmente reproduzíveis em ambientes fechados." Cisele Ortiz e Maria Teresa, 2012.
Mas dentro da sala também é possível nos surpreendermos ao abrir a porta. As crianças criam suas brincadeiras, exploram dos objetos e brinquedos disponibilizados pelas professoras, do ambiente organizado e fazem do faz de conta uma ponte para compreender o mundo dos adultos. É aí que entra o papel do professor que valoriza o brincar, que acredita que o Brincar é a principal linguagem da criança e assim oportuniza espaço e material para que ele aconteça, mesmo dentro da sala.
A autora Clélia Cortez em seu livro Interações: diálogos com as inquietações dos educadores da primeira infância faz referência ao papel do professor para o momento do Brincar:
"Com relação à intervenção do educador, ela não se dá apenas na ação direta com as crianças. A organização prévia de um espaço, a escolha dos materiais disponibilizados, o planejamento da proposta ou mesmo a observação atenta para as diversas formas de interação também são tipos de intervenções nesses casos, intervenções indiretas."
 
 
 
Hora da história pessoal!!!!! 
As crianças adoram. Há quem não fica quieto, que tem necessidade de tocar o fantoche e dar uma espiadela atrás da casinha e mesmo assim não perde um detalhe da história. Há quem conta junto a história, comenta, conversa com os personagens ou aqueles que ficam só atentos. Uma graça.
O desenho também vem ganhando espaço nas práticas em grande parte das turmas. A expressão da criança vem sendo respeitada e o desenho já se manifesta com maior frequência.
 E a cada dia mais produções, maior riqueza de detalhes, mais evolução.
O trabalho com as Cantigas de Roda também teve destaque nos últimos dias. Conversando com as crianças sobre o folclore cada professora escolheu uma parlenda para o trabalho com as crianças e daí surgiram belas produções.
 
 
 
Valorizando a organização de espaços para o trabalho com os pequenos as professoras estão sempre surpreendendo as crianças com novidades dentro das salas. Desta vez foi o novo móbile que surpreendeu as crianças do Berçário II - Pintinho. Foram momentos de muita exploração.
 Os bebês também tem novidades para contar. Em sua rotina diária a professora e auxiliar oportunizam às crianças que estão acordadas após o almoço brincadeiras no corredor e para enriquecer este momento foram colocados outros móbiles de sucatas diversas pendurados formando uma alegre cortina para manipulação e eles adoraram.

"Ao interagir com o espaço, o bebê pode, por exemplo, perceber as diferentes texturas e temperaturas do piso, se ele for variado: emborrachado, madeira, cimento queimado, grama, terra, areia. Pode perceber a diferença de luminosidade ao longo do dia, as luzes e as sombras que aparecem nas paredes e no chão. Pode, deslocando-se pelo espaço, ir explorando e construindo a dimensão do mesmo, seus limites, e aprender a contornar ou a transpor obstáculos. Pode perceber que compartilha esse espaço com outras pessoas e que cada coisa tem seu lugar."(Cisele Ortiz e Maria Teresa, 2012)
 
O CEI também ganhou novas organizações de espaços dentro das salas. A fixação de cabideiros para mochilas e toalhas garantiu melhor organização dos pertences das crianças, até de favorecer a autonomia com suas mochilas. Eles adoraram e quando solicitados pegam seus pertences ou ajudam os colegas.

Parabéns a toda equipe do CEI que vem contribuindo para garantia de um trabalho de qualidade às nossas crianças.
Fonte: Coleção Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar uma única ação e diálogos com as inquietações dos educadores da primeira infância. 

4 comentários:

leonarda disse...

QUE LINDO!!!! FICO EMOCIONADA DE VERDADE EM VER ESTAS FOTOS!!!!
BEIJOS PRA TODOS DO CEI!!

Unknown disse...

Olá Leonarda, saudades de vc também! Venha nos visitar.

Anônimo disse...

ESTOU ENCANTADA COM AS NOVIDADES...VOCES ESTAO DE PARABENS! BEIJOS PARA TODAS!LILIANE

Unknown disse...

Olá Liliane,
obrigada pelo elogio.
O nosso trabalho tem sido mesmo muito bacana. Fazemos tudo com muito carinho para nossas crianças.
Abraços.