Conversar, conversar e conversar
As rodas de conversa são imprescindíveis na Educação. Devem acontecer
diariamente, num processo de construção dessa aprendizagem: sentar em
roda, falar e ouvir o outro, contribuir com o assunto em pauta, tudo
dentro de um espírito de brincadeira e respeito à individualidade. Por
isso, as rodas devem começar gradualmente, desde cedo, no berçário.
Pode-se organizar um momento na rotina do dia para que ela sempre
aconteça e planejar alguns temas no caso da conversa não surgir
naturalmente:
- Levar objetos, fotos e reproduções de obras de arte são bons iniciadores interações em grupo e funcionam muito bem como estratégia para os pequeninos. Mas não cabe uma descrição ou explicação sobre o que está sendo apresentado! Não é um momento de “aula”, que aliás, nem funcionaria com as crianças da educação infantil que só aprendem experimentando e fazendo. É uma questão de apresentar o que foi levado, permitir “olhar mexendo” e deixar a conversa partir dos interesses e colocações expressivas das crianças.
- O que fizeram no final de semana?
- Como é a sua casa?
- Quem tem bichinho?
- Quem foi ao parque?
Quando sentamos à mesa em grupo é natural que surjam conversas!
Aproveitar para praticar e desenvolver esses momentos de convívio social
sentando-se um pouquinho em cada mesa, aproveitando para entrar na
conversa que estiver acontecendo ou começando uma nova.
Fonte: Blog Tempo de Creche
Nenhum comentário:
Postar um comentário