Para homenagear o Dia do Circo, a professora Maria Luiza da turma do Cachorrinho - 2º Período, planejou algo diferente para as crianças.
Ao chegar, preparou uma grande tenda de plástico no centro do pátio coberto, colocou colchonetes, vestiu-se de palhaço e trouxe as crianças para uma roda de conversa e de história.
Foram momentos de expectativa para as crianças diante do que estavam vendo, afinal o Circo é um espaço de magia, alegria que nos saltam aos olhos e com as crianças não foi diferente.
Todos encantados!
A professora iniciou uma conversa com as crianças sobre o Circo e sobre palhaços oportunizando às crianças falarem o que sabiam, o que já conheciam.
Logo após, uma história.
Atentos ouviam a história contada pela professora "Malu" que falava do circo e de palhaços e suas histórias de vida no circo.
Momentos como estes oportunizam às crianças ampliar seu universo cultural interagindo e socializando conhecimentos sobre o que já sabiam sobre o circo e sobre os palhaços, aprendendo com os colegas e a professora.
De acordo com Proposta Curricular*,
as
crianças, desde o nascimento, vivenciam diferentes práticas sociais no seu dia
a dia, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma,
constroem conhecimentos sobre a vida social. A família, os parentes e os
amigos, bem como as instituições religiosas, escolares, dentre outros,
constituem espaços de construção do conhecimento social. Mediante práticas
pedagógicas de educação infantil, a criança encontra possibilidade de alargar
as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas
maneiras de relacionar e de estar em contato com uma grande diversidade de
costumes, hábitos e expressões culturais, conhecer histórias individuais e
coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo etc.
Algumas experiências oportunizadas às crianças:
- Compartilhar conhecimentos com colegas sobre o circo;
- Relatar experiências e ouvir relatos de outras crianças e adultos;
- Conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo;
- Participar em atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, dentre outras.
As crianças da turma da Girafa também puderam aproveitar o cenário para cantarem e dançarem para outras crianças no pátio.
O
processo de socialização na infância tem o desafio de provocar a criança a ser
sujeito do seu mundo e da sua história. A todo instante, ela se constrói e se
modifica por meio das experiências vividas.
Sendo
assim, a capacidade da criança de lidar com diferentes informações sobre o meio
em que vive não deve ser ignorada. O mundo rico e curioso social e
culturalmente ao seu redor, produz mudanças significativas, no modo da criança
conviver com os outros. Ela passa a ver significado quando toma parte ativa no
processo em que está inserida.
* Proposta Curricular da Educação Infantil de Nova Lima. 2010.
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