terça-feira, 1 de abril de 2014

Dia do Circo

Para homenagear o Dia do Circo, a professora Maria Luiza da turma do  Cachorrinho - 2º Período, planejou algo diferente para as crianças. 
Ao chegar, preparou uma grande tenda de plástico no centro do pátio coberto, colocou colchonetes, vestiu-se de palhaço e trouxe as crianças para uma roda de conversa e de história.  
Foram momentos de expectativa para as crianças diante do que estavam vendo, afinal o Circo é um espaço de magia, alegria que nos saltam aos olhos e com as crianças não foi diferente. 
Todos encantados
A professora iniciou uma conversa com as crianças sobre o Circo e sobre palhaços oportunizando às crianças falarem o que sabiam, o que já conheciam. 
Logo após, uma história. 
Atentos ouviam a história contada pela professora "Malu" que falava do circo e de palhaços e suas histórias de vida no circo.
Momentos como estes oportunizam às crianças ampliar seu universo cultural interagindo e socializando conhecimentos sobre o que já sabiam sobre o circo e sobre os palhaços, aprendendo com os colegas e a professora.
De acordo com Proposta Curricular*,
as crianças, desde o nascimento, vivenciam diferentes práticas sociais no seu dia a dia, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma, constroem conhecimentos sobre a vida social. A família, os parentes e os amigos, bem como as instituições religiosas, escolares, dentre outros, constituem espaços de construção do conhecimento social. Mediante práticas pedagógicas de educação infantil, a criança encontra possibilidade de alargar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas maneiras de relacionar e de estar em contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, conhecer histórias individuais e coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo etc.
Algumas experiências oportunizadas às crianças:
  • Compartilhar conhecimentos com colegas sobre o circo;
  • Relatar experiências e ouvir relatos de outras crianças e adultos;
  • Conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo;
  • Participar em atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, dentre outras.
As crianças da turma da Girafa também puderam aproveitar o cenário para cantarem e dançarem para outras crianças no pátio.

O processo de socialização na infância tem o desafio de provocar a criança a ser sujeito do seu mundo e da sua história. A todo instante, ela se constrói e se modifica por meio das experiências vividas.
Sendo assim, a capacidade da criança de lidar com diferentes informações sobre o meio em que vive não deve ser ignorada. O mundo rico e curioso social e culturalmente ao seu redor, produz mudanças significativas, no modo da criança conviver com os outros. Ela passa a ver significado quando toma parte ativa no processo em que está inserida. 
* Proposta Curricular da Educação Infantil de Nova Lima. 2010.

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