A Turma da Girafa - 2º Período vem avançando em suas aprendizagens de leitura e escrita de forma significativa. São muitas as produções durante a rotina de trabalho diário e estas vem ganhando cada vez mais significados para as crianças.
Como forma de enriquecer o trabalho de leitura e escrita com as crianças, a professora Janaína Leiliane planejou a atividade "A cobra comilona de palavras" que foi desenvolvida no pátio do CEI.
Documentação da prática
Atividade Proposta: A cobra
comilona de palavras
Turma: 2º Período - Turma da Girafa
Objetivo(s)
|
Materiais e espaço
|
Desenvolvimento
|
Registro
|
Oportunizar
às crianças o levantamento de hipóteses diante da escrita de palavras identificando
letras e ampliando o vocabulário, estimulando-as a avançarem conceitualmente
na compreensão do sistema alfabético.
|
Papel
cartão
Fichas
com palavras
Folha ofício e pincel atômico
A
atividade foi desenvolvida em dois momentos: em sala e no pátio
|
Em sala a professora fez a leitura da parlenda trabalhada com as crianças.
No pátio, a professora Janaína dividiu as crianças em duas equipes. Logo depois iniciou contando a história da cobra comilona e
explicando às crianças que a cobra engoliu várias palavras da parlenda trabalhada
em sala e que era preciso descobrir quais foram as palavras engolidas a partir da movimentação da cobra. Venceria a equipe que mais palavras descobrisse.
O
jogo lança o desafio às crianças de descobrirem qual a palavra que a cobra
está engolindo a partir da letra inicial.
|
Fotos
|
"Essa é uma atividade muito rica e as crianças adoram. Pode ser explorada durante todo o ano com os nomes das crianças da turma, personagens de uma história etc.
A cobra comilona de palavras fica sempre escondida em sala e surgindo sempre com muita fome de palavras e surpreendendo as crianças. Danadinha essa cobra!
Ainda bem que as "Girafinhas" do 2º Período estão sempre atentas e conseguem me ajudar a descobrir quais palavras essa cobra está comendo."
Professora Janaína Leiliane
Vejam alguns registros:
De acordo com a nossa Proposta curricular, as crianças podem utilizar uma palavra conhecida ou memorizada para antecipar o significado do que vai ser lido. Esses recursos lhes permitem ativar seus conhecimentos prévios, e, mesmo sem saber ler, antecipar o significado dos textos, colocando em jogo tudo o que sabem, para descobrirem o que não sabem.
Ao vivenciarem essa experiência, as crianças da Turma da Girafa desenvolveram os seguintes conhecimentos:
- Conhecimento da linguagem que se usa para escrever;
- Conhecimento de textos de memória como: parlendas;
- Conhecimento sobre o sistema de escrita;
- Estratégias de leitura para que possam ler antes de saber ler convencionalmente;
- Conhecimento das letras do alfabeto, dentre outros.
Estas e outras experiências de leitura e escrita vem fazendo parte da rotina de trabalho com as crianças da turma da Girafa oportunizando que eles avancem cada vez mais em seus conhecimentos.
Um comentário:
Achei a cobra comilona de palavras muito interessante e lúdica;uma forma criativa de inserir o assunto e fixar o aprendizado nos pequeninos.
Postar um comentário