domingo, 6 de abril de 2014

A cobra comilona de palavras

A Turma da Girafa - 2º Período vem avançando em suas aprendizagens de leitura e escrita de forma significativa. São muitas as produções durante a rotina de trabalho diário e estas vem ganhando cada vez mais significados para as crianças.
Como forma de enriquecer o trabalho de leitura e escrita com as crianças, a professora Janaína Leiliane planejou a atividade "A cobra comilona de palavras" que foi desenvolvida no pátio do CEI.
           
Documentação da prática
          Atividade Proposta: A cobra comilona de palavras
                    Turma: 2º Período - Turma da Girafa
Objetivo(s)
Materiais e espaço
Desenvolvimento
Registro
Oportunizar às crianças o levantamento de hipóteses diante da escrita de palavras identificando letras e ampliando o vocabulário, estimulando-as a avançarem conceitualmente na compreensão do sistema alfabético.

Papel cartão
Fichas com palavras
Folha ofício e pincel atômico


A atividade foi desenvolvida em dois momentos: em sala e no pátio
Em sala a professora fez a leitura da parlenda trabalhada com as crianças.

No pátio, a professora Janaína dividiu as crianças em duas equipes. Logo depois iniciou contando a história da cobra comilona e explicando às crianças que a cobra engoliu várias palavras da parlenda trabalhada em sala e que era preciso descobrir quais foram as palavras engolidas a partir da movimentação da cobra. Venceria a equipe que mais palavras descobrisse.

O jogo lança o desafio às crianças de descobrirem qual a palavra que a cobra está engolindo a partir da letra inicial.

Fotos

"Essa é uma atividade muito rica e as crianças adoram. Pode ser explorada durante todo o ano com os nomes das crianças da turma, personagens de uma história etc.
A cobra comilona de palavras fica sempre escondida em sala e surgindo sempre com muita fome de palavras e surpreendendo as crianças. Danadinha essa cobra!
Ainda bem que as "Girafinhas" do 2º Período estão sempre atentas e conseguem me ajudar a descobrir quais palavras essa cobra está comendo."
Professora Janaína Leiliane
Vejam alguns registros:
De acordo com a nossa Proposta curricular, as crianças podem utilizar uma palavra conhecida ou memorizada para antecipar o significado do que vai ser lido. Esses recursos lhes permitem ativar seus conhecimentos prévios, e, mesmo sem saber ler, antecipar o significado dos textos, colocando em jogo tudo o que sabem, para descobrirem o que não sabem.
Ao vivenciarem essa experiência, as crianças da Turma da Girafa desenvolveram os seguintes conhecimentos:
  • Conhecimento da linguagem que se usa para escrever;
  • Conhecimento de textos de memória como: parlendas;
  • Conhecimento sobre o sistema de escrita;
  • Estratégias de leitura para que possam ler antes de saber ler convencionalmente;
  • Conhecimento das letras do alfabeto, dentre outros.
Estas e outras experiências de leitura e escrita vem fazendo parte da rotina de trabalho com as crianças da turma da Girafa oportunizando que eles avancem cada vez mais em seus conhecimentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei a cobra comilona de palavras muito interessante e lúdica;uma forma criativa de inserir o assunto e fixar o aprendizado nos pequeninos.