Encontros de Formação: um momento muito necessário na prática dos professores.
A rotina de uma escola é algo intrigante. Não há tempo para muita coisa, mas ao mesmo tempo fazemos muitas coisas. Mas e o tempo de cada um? E o tempo para estudo, reflexão, troca? E o tempo para os registros? O tempo com as crianças, este já está garantido. Mas e o tempo para o professor?
Os encontros de formação faz parte desse tempo para o professor. Nele acontecem as formações, espaço de trocas, de reflexões, de socialização, estudo e aprendizado. Mas para que este momento aconteça e garanta tudo isso, conta com ambas as partes: o supervisor que estuda, planeja e organiza espaços e materiais e o professor comprometido que está presente, ávido de vontade de aprender, que respeita os colegas, que contribui com boas questões, que socializa sua prática, que expõe suas concepções sem querer impor sua forma de pensar e se abre para novas aprendizagens. Neste espaço acontece a formação do profissional.
Momentos como estes vem acontecendo no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti. São temáticas que surgem a partir das necessidades do grupo ou orientadas pela equipe pedagógica da SEMED.
Neste, tivemos o 2º encontro da formação da Matemática em parceria com Instituto Avisa Lá - Programa Formar em Rede.
Objetivos
Gerais do Encontro:
- Discutir e analisar os números a práticas diversificadas na construção numérica relacionado a comparação de quantidade.
Conteúdos
principais:
- Discussão sobre números para comparar quantidades através da prática de jogos.
Para
as discussões sobre quantidades, jogos e números tivemos como suporte teórico a
leitura de textos como:
- “Desenho curricular para a Educação Inicial – crianças de 4 e 5 anos” -Os Números para comparar quantidade.
- RCNEI e do Caderno de Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens Orientações Didáticas para Ed. Infantil-Prefeitura de São Paulo.
Para
refletir sobre a prática de jogos para o ensino da matemática na Educação
Infantil algumas questões foram lançadas:
- O que os jogos têm em comum?
- Quais os objetivos de cada jogo?
- Podemos usá-los para o trabalho com comparação de quantidade?
No contexto do CEI, a partir das reflexões propostas precisamos pensar no trabalho com as crianças pequenas: Como trabalhar a memória de quantidade com as crianças de 0 a 02 anos? E com as de 03 anos? E a pré-escola, será que o trabalho que fazemos com a matemática ajuda a criança a construir a noção de número, de quantidade?
Precisamos estudar e muito para dar conta de responder a todas as questões.
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