Sala
de aula ou ...
Hoje escrevo um
pouco sobre a organização do ambiente conhecido como "sala de aula", nome usado
ao espaço onde as crianças aprendem nas escolas.
Tenho pensado muito sobre esta nomenclatura, muito antiga e com um certo quê de tradicional.
Tenho pensado muito sobre esta nomenclatura, muito antiga e com um certo quê de tradicional.
Muitas são as
questões em relação ao nome deste ambiente:
-Sala no espaço
residencial é um local acolhedor, onde recebemos e acolhemos pessoas, visitas...
E no ambiente escolar pode também ser um local acolhedor com possibilidades de
construir conhecimentos...
-Aula (de quê? quem prepara? de que forma? para quem? o
que aprende? como se aprende?)
Acredito numa
pedagogia onde as crianças tem direito a voz, isto é, são escutadas, dialogam e
constroem conhecimentos. E quando se crê numa maneira de ensinar onde as
propostas acontecem a partir da escuta e da observação das crianças e vê as
crianças como centro e princípio de tudo que ali acontece, penso que talvez
aquela quantidade de mesas e cadeiras, lousa que ocupa uma parede do chão ao
teto, armários trancados e muitos para guardar materiais, brinquedos, acústica
ruim, falta de espaço para circulação ficamos distantes de ver crianças
construtoras de conhecimentos e protagonistas.
Mas o que fazer
diante desta realidade?
Aceitar e acatar o
que esta posto ou agir movida pela mudança e inovação?
Abaixo compartilho
algumas ideias de organização e utilização deste espaço que tive a ousadia de
chamar "sala de construção de conhecimentos" no contexto das escolas de educação
infantil no município da cidade de São Paulo.
espaço onde as crianças manuseiam portadores de textos,
contam e escutam histórias.
A porta não existe apenas para delimitar a entrada ou
saída, mas também faz parte do ambiente de aprendizagens... Na imagem as
crianças observam um convite feito por eles mesmos aos amigos das outras turmas
e as confirmações de presença.
o balcão e a janela
são apoios para expor e acolher os percursos e as produções das
crianças
nesta imagem as
crianças utilizam o chão para desenhar caminhos e brincar com
carrinhos
jogos em pequenos
grupos
grafismo em suporte de madeira
Espero que esta postagem auxilie em suas intervenções no
ambiente da sala de aula ou sala de construção de conhecimento ou talvez você
tenha alguma sugestão ou outra forma de nomear este espaço...
Nenhum comentário:
Postar um comentário