Você já parou pra pensar em como você conta histórias?
"Contar histórias faz parte do nosso
cotidiano na sala de aula e muitas vezes não pensamos em como realizamos este
momento. Em uma das
formações da qual participo, pensamos sobre as dicas literárias e os momentos de leitura...
Como você faz na hora da
história: como você as convida? Como você situa as crianças para este
momento?
Quais os critérios que usamos para
escolher a história? Como este momento acontecerá: a
história será: contada ou
lida?
Como procedemos com os imprevistos e
interrupções que podem
acontecer durante
momento?
O que fazemos ao
término da história?
São muitas questões que envolvem esta
proposta tão importante e
tão frequente na nossa
rotina com as crianças.
Aprendi um exercício difícil e significativo para "enxergar" melhor como encaminho essa proposta, fiz algumas vezes durante minha carreira, com ajuda ou não de colegas.
Filmei este momento e
assisti depois!
Inicialmente tendemos a
ser muuuuito críticas, mas com o hábito desse exercício podemos detectar coisas
que nem sabemos fazer e que podemos melhorar.
Então pensei em iniciar
uma coletânea de posts sobre a proposta de contar e ler histórias e o que este
momento envolve.
Inicialmente deixo essa lição de casa!
Pra quem quiser
experimentar adianto que é um exercício difícil, porém traz muitos benefícios e
pode ser até divertido se pensarmos que é bacana rirmos de nós mesmos as
vezes.
Outra dica é que não precisamos partilhar com ninguém, se posicione num lugar estratégico e deixe a máquina sobre algum objeto com a gravação acionada. Depois é só assistir, rir, se observar e refletir... E é claro nos contar como foi!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário