Em uma de minhas andanças pelo mundo dos blogs descobri este relato:
Sacola
mágica
Com o propósito de ampliar a parceria com as famílias e o
incentivo pela leitura, o berçário II iniciou neste ano no segundo semestre o
projeto institucional da Sacola Mágica, visto que as crianças já possuem um
comportamento leitor e vem demonstrando grandes avanços.
Critérios de
seleção utilizados:
1. Qualidade do texto
O texto com linguagem, coesão interna e organicidade;
O texto com linguagem, coesão interna e organicidade;
2. Diversidade
Procuramos diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia,
cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas) dentro das possibilidades do
acervo da instituição;
3. Adequação das obras à faixa
etária:
Ficamos atentas ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.
Ficamos atentas ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.
4. Ilustração:
Nesta faixa etária as gravuras exercem de início maior atração sobre as crianças.
Nesta faixa etária as gravuras exercem de início maior atração sobre as crianças.
As crianças com as experiências vivenciadas na rotina,
ouvindo, manuseando, contando e recontando histórias serão o mediador entre o
livro e a família, que muitas vezes não possui o desejo, a intimidade com a
leitura e o zelo pelos livros.
Tivemos a preocupação com a estética e personalização das sacolas. Este projeto
institucional veio de encontro a sequência didática de leitura que envolve
aspectos como: identidade e diversidade.
Toda sexta-feira organizamos os livros dentro das Sacolas Mágicas garantindo que cada criança possa levar para casa um livro diferente.
Toda sexta-feira organizamos os livros dentro das Sacolas Mágicas garantindo que cada criança possa levar para casa um livro diferente.
Percebemos
a alegria e o comprometimento das famílias neste processo.
Sabemos que algumas famílias podem não entender a importância
da leitura para crianças tão pequenas, também temos consciência que muitas vezes
este livro pode não voltar ou voltar danificado, mas acreditamos que o sucesso
das famílias compensa qualquer aspecto negativo. E os casos de resultados
negativos serão revisto com cada família pessoalmente ou através das agendas.
Para
nós é muito gratificante ver a rapidez com que as famílias entenderam e
abraçaram a proposta.
As crianças ao receberem suas Sacolas sorriram e apresentaram-nas uns aos outros. Ao saírem na parte externa do CEI mostravam para todos com muita empolgação, contando que iam levá-la para casa e contar histórias para papai e a mamãe.
Ao perguntar ao Matheus o que ele iria fazer com aquela Sacola rapidamente ele respondeu:
As crianças ao receberem suas Sacolas sorriram e apresentaram-nas uns aos outros. Ao saírem na parte externa do CEI mostravam para todos com muita empolgação, contando que iam levá-la para casa e contar histórias para papai e a mamãe.
Ao perguntar ao Matheus o que ele iria fazer com aquela Sacola rapidamente ele respondeu:
Um comentário:
Gostei muito da ideia. Parabéns! Estamos desenvolvendo um projeto parecido no berçário I. Assim que tiver registros vou postar no meu blog, sinta-se a vontade de dar uma espiadinha...sempre é bom trocar figurinhas!
Att,
Andréa
profedea.blogspot.com.br
Postar um comentário