Em uma de minhas andanças pelo mundo dos blogs descobri este relato:
Sacola 
mágica 
Com o propósito de ampliar a parceria com as famílias e o 
incentivo pela leitura, o berçário II iniciou neste ano no segundo semestre o 
projeto institucional da Sacola Mágica, visto que as crianças já possuem um 
comportamento leitor e vem demonstrando grandes avanços.
Critérios de 
seleção utilizados:
1. Qualidade do texto 
O texto com linguagem, coesão interna e organicidade;
O texto com linguagem, coesão interna e organicidade;
2. Diversidade 
Procuramos diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia, 
cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas) dentro das possibilidades do 
acervo da instituição; 
3. Adequação das obras à faixa 
etária:
Ficamos atentas ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.
Ficamos atentas ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.
4. Ilustração:
Nesta faixa etária as gravuras exercem de início maior atração sobre as crianças.
Nesta faixa etária as gravuras exercem de início maior atração sobre as crianças.
As crianças com as experiências vivenciadas na rotina, 
ouvindo, manuseando, contando e recontando histórias serão o mediador entre o 
livro e a família, que muitas vezes não possui o desejo, a intimidade com a 
leitura e o zelo pelos livros.
Tivemos a preocupação com a estética e personalização das sacolas. Este projeto 
institucional veio de encontro a sequência didática de leitura que envolve 
aspectos como: identidade e diversidade.
Toda sexta-feira organizamos os livros dentro das Sacolas Mágicas garantindo que cada criança possa levar para casa um livro diferente.
Toda sexta-feira organizamos os livros dentro das Sacolas Mágicas garantindo que cada criança possa levar para casa um livro diferente.
Percebemos 
a alegria e o comprometimento das famílias neste processo.
Sabemos que algumas famílias podem não entender a importância 
da leitura para crianças tão pequenas, também temos consciência que muitas vezes 
este livro pode não voltar ou voltar danificado, mas acreditamos que o sucesso 
das famílias compensa qualquer aspecto negativo. E os casos de resultados 
negativos serão revisto com cada família pessoalmente ou através das agendas. 
Para 
nós é muito gratificante ver a rapidez com que as famílias entenderam e 
abraçaram a proposta.
As crianças ao receberem suas Sacolas sorriram e apresentaram-nas uns aos outros. Ao saírem na parte externa do CEI mostravam para todos com muita empolgação, contando que iam levá-la para casa e contar histórias para papai e a mamãe.
Ao perguntar ao Matheus o que ele iria fazer com aquela Sacola rapidamente ele respondeu:
As crianças ao receberem suas Sacolas sorriram e apresentaram-nas uns aos outros. Ao saírem na parte externa do CEI mostravam para todos com muita empolgação, contando que iam levá-la para casa e contar histórias para papai e a mamãe.
Ao perguntar ao Matheus o que ele iria fazer com aquela Sacola rapidamente ele respondeu:


Um comentário:
Gostei muito da ideia. Parabéns! Estamos desenvolvendo um projeto parecido no berçário I. Assim que tiver registros vou postar no meu blog, sinta-se a vontade de dar uma espiadinha...sempre é bom trocar figurinhas!
Att,
Andréa
profedea.blogspot.com.br
Postar um comentário