"O registro, por ser um
instrumento metodológico da vida pedagógica do professor(a), não pode ser
olhado como uma obrigação ou exigência institucional. Cuidadosamente, um
coordenador(a) pedagógico pode ajudar os professores ao exercício do registro,
começando a problematizar algo ou alguma coisa do processo que acontece em sala
de aula. Ou seja, problematizando o olhar do professor(a), a observação. Uma
pergunta que possa gerar a observação do professor(a) e o registro dessa
observação pode ser o começo desse exercício. É importante que a pergunta, o
ponto a ser observado, não seja genérico; mas seja um foco específico. Não
olhamos tudo de uma vez. Não registramos tudo o que acontece em sala de aula.
Precisamos olhar diferentes aspectos em sala de aula: o grupo, o conteúdo, a
atuação como professor… A escolha de um aspecto, contribui para que
ocorra a observação e o registro reflexivo. Afinal, observar e registrar é o
percurso para a reflexão sobre o fazer pedagógico e o fazer-se educador. O
registro é uma investigação. "
Gisa Picosque
Arte-educadora
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