segunda-feira, 4 de junho de 2012

A constituição dos grupos no CEI

Quem disse que criança pequena não tem noção de grupo?

As crianças, desde pequenas, já tem noção da constituição de grupo. Já no ambiente doméstico o grupo já está formado: os pais, os irmãos, parentes que moram na mesma casa, a pessoa que toma conta todos os dias... pessoas que fazem parte da rotina diária da criança.

Na escola não é diferente. Logo que chega, é inserida em um grupo de crianças que dividem o mesmo espaço, as mesmas professoras. Este é o grande desafio da criança pequena: a convivência em grupo. Mas uma experiência sem igual. Eles se identificam, se conhecem, se gostam, brincam, choram, se consolam, compartilham, disputam os objetos e as atenções e se gostam, sentem faltam uns dos outros, defendem os interesses dos grupos, reconhecem seus pertences.
Uma das grandes educadoras de nosso país, Madalena Freire descreve de forma clara o assunto:

Um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos, na constância da rotina e de suas atividades.
(...)
Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice do outro; do risco fechado de um, gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; de lividez do rosto de um, do encarnado do rosto do outro.
Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente, o novo provoca no educando o risco de ousar.
(...)
Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva e do choro, do medo, do ódio, e da felicidade e do prazer.
(...)
No exercício disciplinado de instrumentos metodológicos,educa-se o prazer de se estar vivendo,conhecendo,sonhando,brincando,gostando,comendo,bebendo,imaginando, criando; e aprendendo juntos, NUM GRUPO.

Madalena Freire

No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti as crianças se dividem em 09 grupos por faixa etária. São em média 140 crianças de 06 meses a 04 anos e todas as turmas já tem um nome que foi escolhido com as crianças e pais. Em cada turma a professora  criou uma estratégia para escolha do Mascote. Teve votação a partir de vários animais conhecidos, pesquisa com os pais, músicas preferidas, histórias... e todos escolheram o seu mascote.
A partir da escolha do Mascote as crianças fortalecem a noção de grupo, se identificam, reconhecem sua sala, uma graça, vale a pena conhecer as turminhas.

Um comentário:

Larissa disse...

Que legal essa sugestão para incentivar o trabalho em equipe. Muito boom!