domingo, 24 de junho de 2012

Fila! Para que?

Esta é uma prática que reproduzimos até mesmo com os pequeninos, mas afinal, para que fila? Será que é mesmo necessário?

Deixo um relato que encontrei sobre esta questão, é sempre bom saber o que pensam sobre o assunto.

"Olá Pessoal!
Fico me perguntando porque a fila ainda é algo tão comum na rotina das crianças pequenas em algumas instituições, sejam públicas ou particulares. Herança do regime militar? Talvez... Mas acho que precisamos nos indagar: qual o sentido da fila nas instituições educativas em uma sociedade que busca a formação de cidadãos em uma perspectiva democrática?
Em que lugares as pessoas precisam se deslocar em fila para irem de um ponto a outro? No banco, fazem fila para pagar contas, no restaurante por kilo para pegarem sua comida. Mas o objetivo não é fazer fila para chegar a um outro lugar.
Mas há uma instituição em que a fila é recorrentemente usada para deslocamento: a PRISÃO. Lá os presos são constantemente vigiados. Michael Foucault em seu livro: "Vigiar e Punir" compara o presidio e a escola como instituições disciplinadoras de corpos. A julgar pela prática das filas em algumas instituições educativas para os pequenos, não está longe de ser verdade...
Afinal para que serve a Educação Infantil? Não se trata da formação integral da criança pequena, em uma perspectiva democrática, e portanto que considera o protagonismo infantil? É possível articular essa concepção a uma outra disciplinadora de corpos? Afinal, o que queremos para as nossas crianças?"

Nossa!!!
Precisamos mesmo pensar em nossas ações com os pequenos.

Nenhum comentário: