Os bebês também gostam de ouvir histórias e prestam muita atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina de creches e de escolas de Educação Infantil. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário. A seguir, algumas respostas essenciais.
"Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar."
Cuidados básicos
Ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem, tais como:
★ usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz;
★ não fazer movimentos bruscos com o corpo;
★ utilizar canções suaves, como os acalantos;
★ se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.);
★ evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos;
★ associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir;
★ ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual;
★ toque a criança com carinho e cuidado.
Parlendas e contos mínimos
Algumas sugestões para declamar para as crianças, com dicas de como brincar.
★ não fazer movimentos bruscos com o corpo;
★ utilizar canções suaves, como os acalantos;
★ se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.);
★ evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos;
★ associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir;
★ ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual;
★ toque a criança com carinho e cuidado.
Parlendas e contos mínimos
Algumas sugestões para declamar para as crianças, com dicas de como brincar.
Rei e rainha
Essa é a história do rei e da rainha. Ela queria fazer um bolo, mas não tinha farinha.
Essa é a história do rei e da rainha. Ela queria fazer um bolo, mas não tinha farinha.
Dica!
Ao contar este conto mínimo, faça os gestos da rainha batendo a massa de um bolo.
Ao contar este conto mínimo, faça os gestos da rainha batendo a massa de um bolo.
Cadê o toucinho?
Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Está no mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu. Cadê o boi? | Está amassando o trigo. Cadê o trigo? A galinha ciscou. Cadê a galinha? Está botando o ovo. Cadê o ovo? O padre comeu. Cadê o padre? Está rezando missa. Onde é a missa? Por aqui, por aqui No altar. |
Dica!
Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.
Serra, serra
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô.
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô
serra o papo do vovô.
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô
Dica!
Coloque a criança no colo e segure em seus bracinhos fazendo o movimento de vaivém da serra enquanto cantarola a parlenda.
Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Dica!
Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).
Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).
***Gente eu amei esta matéria e não via a hora de colocar pra vcs!***
***Rê, essa é sua cara amiga....rsss***
Fonte: http://pedagogiadaeducacaobasica.blogspot.com/2011/03/historias-para-bebes.html Guia prático de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário