A obra Educação de bebés em infantários 
aborda o movimento High/Scope. Este movimento defende que para bebés e crianças 
pequenas, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens desenvolvem-se 
através da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança 
com os que lhe prestam cuidados. 
O movimento High/Scope diz ainda que o apoio 
para esta realidade é dado pelo trabalho em equipe dos adultos responsáveis pela 
educação, num ambiente envolvente com programas e rotinas centradas na criança.
“Na abordagem High/Scope as crianças constroem uma 
compreensão própria do mundo através do envolvimento activo com pessoas, 
materiais e ideias. Este princípio tem como base as teorias construtivistas de 
Piaget e de outros psicólogos do desenvolvimento. Esta abordagem sugere que 
todas as crianças – quer sejam bebés ou crianças em idade pré-escolar ou do 
ensino primário; crianças com… dificuldades de aprendizagem ou inteligência 
acima da média – aprendem activamente. Adquirem conhecimento experimentando 
activamente o mundo à sua volta – escolhendo, explorando, manipulando, 
praticando, transformando, fazendo experiências. Amplitude e a profundidade da 
compreensão que a criança tem do mundo está em constante mudança e expande-se como resultado das 
suas interacções do dia-a-dia…”
                                                                        
Amy Powell, 1991
Esta obra faz evidencia a história da abordagem 
High/Scope nos primeiros anos de vida, e descreve os princípios orientadores da 
abordagem a bebés e crianças do High/Scope, sendo eles: 
- Aprendizagem Activa; 
- Interacção Adulto–Criança; 
- Ambiente Físico; 
- Horários e Rotinas; 
- Observação da Criança.


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