A obra Educação de bebés em infantários
aborda o movimento High/Scope. Este movimento defende que para bebés e crianças
pequenas, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens desenvolvem-se
através da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança
com os que lhe prestam cuidados.
O movimento High/Scope diz ainda que o apoio
para esta realidade é dado pelo trabalho em equipe dos adultos responsáveis pela
educação, num ambiente envolvente com programas e rotinas centradas na criança.
“Na abordagem High/Scope as crianças constroem uma
compreensão própria do mundo através do envolvimento activo com pessoas,
materiais e ideias. Este princípio tem como base as teorias construtivistas de
Piaget e de outros psicólogos do desenvolvimento. Esta abordagem sugere que
todas as crianças – quer sejam bebés ou crianças em idade pré-escolar ou do
ensino primário; crianças com… dificuldades de aprendizagem ou inteligência
acima da média – aprendem activamente. Adquirem conhecimento experimentando
activamente o mundo à sua volta – escolhendo, explorando, manipulando,
praticando, transformando, fazendo experiências. Amplitude e a profundidade da
compreensão que a criança tem do mundo está em constante mudança e expande-se como resultado das
suas interacções do dia-a-dia…”
Esta obra faz evidencia a história da abordagem
High/Scope nos primeiros anos de vida, e descreve os princípios orientadores da
abordagem a bebés e crianças do High/Scope, sendo eles:
Amy Powell, 1991
- Aprendizagem Activa;
- Interacção Adulto–Criança;
- Ambiente Físico;
- Horários e Rotinas;
- Observação da Criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário