A cada dia uma surpresa!
Quanta coisa já é possível se fazer com os pequenos. A fase difícil da adaptação já foi superada e todas as crianças já se conhecem, conhecem os espaços e todos os funcionários.
Assim, é percebido a cada dia novidades e mais novidades nos quatro cantos do CEI: digo, nas 09 turmas do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
Muita coisa já vinha acontecendo, mas após a 1ª Reunião Pedagógica o movimento aumentou consideravelmente. Muita novidade dentro e fora da sala. Brinquedos, brincadeiras, passeios, música, histórias, cabanas, faz de conta e muito mais. O trabalho a partir da Proposta Curricular garante experiências em todas as linguagens e eixos.
Conheça um pouquinho do que professoras e crianças andam fazendo por lá.
Na turma da Abelhinha ...
Eixo: Linguagem corporal e Brincar
Eixo: Linguagem corporal e Brincar
Um varal de balões e sempre uma nova organização do espaço do Berçário. As crianças tem maior espaço no chão para se aventurarem e brincarem.
No CEI, o espaço do berçário é cuidadosamente pensado para oportunizar às crianças muito movimento e contribuir com o seu desenvolvimento motor.
A reportagem na Revista Nova Escola do mês de maio comprova que estamos no caminho certo. Lá diz;
" A ausência de berços, somada a atividades de dança que envolvem gestos repetitivos e coreografados e os tradicionais circuitos que desafiam a turma a descer, subir, rolar, entrar e sair, é interessante."
Eixo: Linguagem corporal e Brincar
O espaço da turma do Coelhinho é cuidadosamente pensado pelas professoras a cada início do turno. Colchonetes, brinquedos de espuma, varal de livros, brinquedos diversos entram em cena para atrair a atenção dos pequenos logo que chegam ou acordam. As crianças adoram e até os que ainda choram ficam fascinados pela aventura e querem se aventurar. A montagem do Brinquedão de espuma dentro da sala atraiu os pequenos em uma aventura de sobe e desce, escorrega, cai e levanta. Alguns receosos contam com a ajuda da professora, outros se aventuram sozinhos.
E mais tarde...
Eixo: Linguagem oral
Eixo: Linguagem oral
É hora de contar história pessoal!
Todos sentados e atentos. QUEM????
As crianças do Berçário II.
A professora Marilac e Kelly oportunizaram às crianças momentos de muito prazer a partir da contação da história "Os Três Porquinhos". Sentadas em roda com as crianças, a história foi sendo contada com muito entusiasmo. Eram vozes e movimentos diferenciados a cada parte da história deixando as crianças cada vez mais envolvidas. Diferente entonação causava nos pequenos a expressão de espanto e alegria. Ninguém se afastava, saia do lugar.
Mesmo quem optou por ficar fora da roda, estava atento.
E ao final da história muitas palmas e carinha de satisfação.
Valeu turminha do Coelhinho!!!
E na turminha do Pintinho...
Eixo: Linguagem do Brincar
O Faz-de-conta tomou conta da sala. Ao acordarem a sala estava preparada. Um canto foi montado, cadeiras cercavam o espaço, o lençol virou cortina e os brinquedos montaram o espaço da casa. As crianças, tão pequenas, se organizavam para fazer a comidinha, cuidar da limpeza da casa, organizar os objetos da casa e tudo mais. Alguns logo iam comendo a comidinha. Um sucesso!
"Brincar é, para a criança,
sua
própria forma de pensar sobre o mundo.
Quando brinca, a criança está
procurando compreender
o mundo dos adultos no qual está inserida,
um
espaço de apropriação da experiência
cultural do mundo adulto."
Eixo: linguagem do Brincar e escrita
Onde estão os pequenos pessoal? O que significa esta bagunça na sala? Onse está a professora? E as crianças?
Gente toda a sala se transformou em uma gostosa brincadeira de cabana que animou a criançada e também a diretora do CEI. Cadeiras, colchonetes e colchas deram vida ao cenário que foi preparado pelas professoras e pelas crianças. Depois de pronto, todas as crianças escolheram o melhor lugar para ouvir a história que a professora ia ler.
"A prática pedagógica permeada pelo
brincar possibilita
ao professor aproximar-se do mundo da criança
e a
observá-la com mais propriedade,
possibilitando intervenções cuidadosas
em
relação ao ato de brincar.
Quando o educador compartilha uma brincadeira
ou
jogo com a criança, ele poderá ajudá-la
a enfrentar eventuais insucessos,
estimular seu raciocínio, sua reflexão,
criatividade e autonomia, ou seja,
quando o professor brinca junto com a criança,
pode criar diversas situações
que estimulam
o seu desenvolvimento, a sua inteligência e afetividade."
Eixo: Linguagem Plástica
Giz no pátio. As crianças ganharam o espaço do pátio para desenhos com giz.
"Os desenhos infantis são considerados signos
e esquemas concretos onde a criança
procura dar significado.
Deste modo, a expressão artística da criança,
de modo consciente ou inconsciente é uma forma
de comunicação, visto que por vezes,
transmite a mensagem da criança,
ou seja, aquilo que está a pensar e que quer dizer,
mas não consegue.
Assim, a linguagem através do desenho
é uma atividade importante, por isso,
todos os educadores que trabalham com crianças
dos dezoito meses aos seis anos devem ser capazes
de compreender aquilo que as crianças querem
transmitir com o desenho."
E na Turma do Peixinho...
Eixo: Linguagem musical
Música! A bandinha é algo que as crianças adoram.
"As atividades musicais coletivas
favorecem
o desenvolvimento da socialização,
estimulando a compreensão, a participação
e
a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo
o conceito de grupo.
Além
disso, ao expressar-se musicalmente
em atividades que lhe deem prazer,
ela
demonstra seus sentimentos,
libera suas emoções, desenvolvendo
um sentimento de
segurança e autorrealização."
E a Turma do Cachorrinho...
Eixo: A criança e a sociedade
Já tem seus combinados estabelecidos. As crianças são espertas e tem o desafio da convivência em grupo, o que é muitas vezes difícil, afinal até outro dia elas não tinham que dividir nada em casa e agora?
Agora tem regras diferentes, tem os colegas para compartilhar dos espaços e materiais e formas diferentes de lidar com os adultos que são diferentes do ambiente doméstico.
Para ajudá-los a professora estabeleceu com o grupo alguns combinados e a partir deles o convívio em grupo ficou mais fácil.
Observem os detalhes dos desenhos, eles dizem muito sobre cada combinado e mais uma vez reforça a importância do desenho com linguagem da criança.
Em breve mais novidades dos pequenos do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
3 comentários:
Adorei tudo. Muita coisa boa.Vou aproveitar tudo!!!
Beijos e SUCESSO!
Oi Andrea,
Que bom que vc gostou.
Ainda estou aguardando a sua visita.
Bjim.
A Bebel amou rabiscar com giz no chão.
Postar um comentário