sábado, 12 de novembro de 2011

A Creche é um lugar especial.

O primeiro espaço coletivo de convivência da criança longe da família, o primeiro espaço de confiança dos pais e ou responsáveis. Já pensaram o que é entregar um bebê ou criança pequena nas mãos de um estranho?
E nas crianças, já pensaram o que é ser entregue a um estranho, ficar durante horas em um local que nunca esteve antes, com crianças que nunca viu tendo que dividir tudo? Pois é, eles tem mesmo razão para chorar tanto, não é mesmo?
Estas são algumas das "coisas" que fazem da Creche um lugar ESPECIAL.
Estamos falando da Educação Infantil,
primeira etapa da Educação Básica
que se divide em Creche (0 a 03 anos)
e pré-escola (04 a 05 anos).


E chega a hora de ir para a Creche. No começo choro dos pequenos e dos familiares, um sufoco. Mas depois de um tempo, um lugar desejado pelos pequenos mesmo nos finais de semana. Mas afinal o que nortea o trabalho em uma instituição como esta? Quais os objetivos desse atendimento?
Pesquisando pela internet encontrei alguns objetivos de uma Creche em Portugal que compartilho:


- Promover a integração e adaptação da criança;
- Criar laços afetivos com a criança;
- Respeitar a individualidade e o ritmo de cada um;
- Promover a interação escola/família;
- Ajudar a criança a tomar consciência de si própria;
- Promover a socialização;
- Promover a autonomia da criança;
- Estimular o desenvolvimento físico, a coordenação motora, e o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e da linguagem;
- Encorajar a criança, gradualmente, a desenvolver a sua capacidade para “estar” com os adultos, com as outras crianças, com objetos;
- Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;
- Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança.

"Para a criança, ir para a Creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar num ambiente social de aceitação, de confiança e de contato. É a possibilidade de adquirir novas e positivas experiências cognitivas, afetivas, sociais e emocionais.
A Creche visa proporcionar o bem estar e desenvolvimento das crianças dos 3 meses aos 3 anos, num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças."

2 comentários:

Andrea disse...

A creche é um lugar muito especial

Andrea disse...

Minha filha está na creche desde os 7 meses. Hoje, com 10 meses, tá linda, falante (monólogos), curiosa, inteligente, observadora e quase andando...
No início foram lágrimas, principalmente para o PAPAI CORUJA, mas hoje, grande parte dessa evolução se deve ao trabalho desenvolvido na instiuição.
Eu amo a instituição e todos os funcionários, pois sei que minha filha passa horas felizes ali...