sábado, 19 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O trabalho de musicalização na Educação Infantil vai muito além das repetições mecânicas e destituídas de sentido que se faz com músicas infantis, diariamente nas instituições que atendem crianças de zero até seis anos. A linguagem musical exerce uma magia que transcende os limites humanos, pois não discrimina os cegos, os surdos, os deficientes físicos e mentais. Ela enseja um poder divino, contagiando e levando a construção o conhecimento humano, explorando a sensibilidade e a expressividade.
O trabalho com a linguagem musical na Educação Infantil tem como objetivos possibilitar às crianças:
  • Desenvolver o gosto musical, a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico e o prazer de ouvir música;
  • Desenvolver a capacidade auditiva e criativa, estimulando a imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina e respeito ao próximo, a socialização e afetividade;  
  • Desenvolver a apreciação de eventos sonoros, especialmente aqueles presentes no cotidiano infantil;
  • Conhecer melhor a si mesmo e comunicar-se melhor com o outro;
  • Descobrir a música como meio de comunicação e expressão de sentimentos, emoções ideias e interação com o mundo;
  • Conhecer e utilizar os mais diversos instrumentos musicais nas mais diversas formas de expressão;
  • Construir atitude de autoconfiança por sua produção musical e dos seus colegas, respeitando-as;
  • Desenvolver o gosto e a admiração pelas produções musicais regionais, nacionais e internacionais as quais tiver acesso;
  • Familiarizar-se com uma grande diversidade de produções musicais.

Para esse rico aprendizado alguns instrumentos podem ser confeccionados pelo professor com ajuda das crianças.



E uma sugestão para agradar os pequenos...

Como fazer “O pau-de-chuva”

Material: 1 rolo de cartão (duro), 1 prego, 1 martelo, tesoura, palitos, 1 pedaço de plástico (saco), 2 elásticos, 1 colher de arroz ou de areia, fio fino;

Construção:
  1. Faça cerca de 20 furos no rolo de cartão, com a ajuda de um prego e de um martelo;
  2. Insira os palitos nos furos e corte as partes que ficam de fora;
  3. Tape uma das extremidades com um quadrado de plástico, apertando-o com um elástico;
  4. Coloque dentro uma mão-cheia de arroz ou de areia;
  5. Feche a outra extremidade;
  6. Enrole 3 ou 4 voltas de fio para esconder o elástico;
  7. Decore com papéis recortados, cole-os e passe verniz de guache.
Como pode ser utilizado: Quando as crianças ouvirem o pau-de-chuva é a indicação de que terminaram as atividades e que o grupo deve reunir. É, também, uma regra de vida entre as crianças: aquela que estiver na posse do pau-de-chuva poderá falar, enquanto as outras ouvem. Mas todas terão direito à palavra. O seu papel consistirá em mediar o diálogo, solicitar a palavra das mais tímidas e acalmar as mais falantes.

 Fonte:
* Actividades retiradas de Barthe, V. e Theulet-Luzié, B. (2004). 1001 Actividades para o jardim-de-infância. Porto: Porto Editora
* Proposta curricular da rede municipal de Nova Lima

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